Passarela de Pedestres no Parque Aranzadi / Peralta Ayesa Arquitectos + Opera ingeniería

Passarela de Pedestres no Parque Aranzadi / Peralta Ayesa Arquitectos + Opera ingeniería - Imagem 2 de 29Passarela de Pedestres no Parque Aranzadi / Peralta Ayesa Arquitectos + Opera ingeniería - Imagem 3 de 29Passarela de Pedestres no Parque Aranzadi / Peralta Ayesa Arquitectos + Opera ingeniería - Imagem 4 de 29Passarela de Pedestres no Parque Aranzadi / Peralta Ayesa Arquitectos + Opera ingeniería - Imagem 5 de 29Passarela de Pedestres no Parque Aranzadi / Peralta Ayesa Arquitectos + Opera ingeniería - Mais Imagens+ 24

Pamplona, Espanha
  • Arquitetos Responsáveis: Juan José Peralta Gracia e Andrés Ayesa Pascual, Raúl Escrivá Peyró
  • Arquitetos Técnicos: Alfonso Pérez Negro
  • Projeto De Iluminação: Carlos Ros Ingenieros
  • Relatório Ambiental: FLUMEN Estudio y proyectos ambientales
  • Estudo Geotécnico: GEEA geólogos
  • Construção: U.T.E. APEZETXEA ANAIAK S.L. - GOGOR S.A.
  • Cidade: Pamplona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Passarela de Pedestres no Parque Aranzadi / Peralta Ayesa Arquitectos + Opera ingeniería - Imagem 5 de 29
© Eduardo Berián/Hidrone

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto consiste na construção de uma ponte de pedestres para melhorar o acesso entre o parque e a cidade, além da construção de alguns pavilhões que servirão como elementos de proteção na área do parque onde concentram os jardins de frutas e vegetais. Estes últimos são similares a estufas, e abrigarão espaços de armazenamento para as concessionárias responsáveis pela manutenção do parque.

Passarela de Pedestres no Parque Aranzadi / Peralta Ayesa Arquitectos + Opera ingeniería - Imagem 15 de 29
© Pedro Pegenaute

No sistema do parque, a passarela faz parte de uma linguagem geométrica dos caminhos para pedestres e para bicicletas. Unindo-se ao sistema de águas e do rio, o fluxo segue da Rua Errotazar, evitando assim a rota com maior trânsito de veículos, criando uma passagem de pedestres elevada e conectando ao Museu de Educação Ambiental. Ao mesmo tempo, cria um lugar ideal para visitantes e um ponto de observação da ponte para visualizar o parque. Ao entrar no Parque Aranzadi, localizado no ponto mais alto da Plaza de los Manzanos, próximo às margens do Rio Arga, é um ponto de encontro para o fluxo de pedestres e ciclistas viajando pelo perímetro em seu caminho rumo à praça.

Passarela de Pedestres no Parque Aranzadi / Peralta Ayesa Arquitectos + Opera ingeniería - Imagem 16 de 29
Planta Baixa

Uma disposição em formato de L foi proposto, com dois desmembramentos ortogonais e opostos. Cada braço possui uma função antagônica, baseado em sua forma. Existe uma pureza e uma clareza estrutural em ambos os elementos. Seu localização paralela ao rio está parcialmente na área alagável, com sua cabeceira de caráter rochoso e ancorado ao solo. A inclinação da passarela inclinação possui um ângulo menor que 6%, subindo na direção da corrente, não oferecendo resistência a futuras avenidas e assemelhando-se as pontes, rampas e caminhos de concretos do parque. Os elementos perpendiculares e horizontais são leves, esbeltos e aéreos, sugerindo que é uma ponte entre duas realidades, suspenso entre ambas. As painéis das laterais são de aço perfurado, localizados em ambos os parapeitos além do piso em si, reforçando a sua flutuabilidade e transparência, enquanto se mistura com o ambiente natural.

Passarela de Pedestres no Parque Aranzadi / Peralta Ayesa Arquitectos + Opera ingeniería - Imagem 13 de 29
© Pedro Pegenaute

A iluminação artificial reforça a essência de cada parte. O elemento de concreto é iluminado ao longo do parque, graças à projetores elevados que oferecem iluminação uniforme e superficial. O painel de aço resistente esconde uma linha dupla de iluminação de tom mais quente que permite uma iluminação volumétrica do painel, com uma luz de fundo em sua superfície perfurada e que enfatiza sua natureza quente e volátil.

Passarela de Pedestres no Parque Aranzadi / Peralta Ayesa Arquitectos + Opera ingeniería - Imagem 10 de 29
© Pedro Pegenaute

A construção dos galpões está integrado dentro área de frutas e produtos hortícolas do jardim do Parque Aranzadi, com formato de uma estufa. Como estão localizados em uma área alagável, os pavilhões são ligeiramente erguidos acima do solo, flutuando e criando uma imagem translúcida e leve que está em harmonia com as construções atuais no parque. Possuem um sistema modular que permite cada pavilhão inclua o maior número de espaços de armazenamento necessário para os jardins do entorno. A distribuição dentro destes pavilhões inclui uma série de mobiliários internos modulares, criadas a partir de painéis argamassa ecológica de alta resistência.

Passarela de Pedestres no Parque Aranzadi / Peralta Ayesa Arquitectos + Opera ingeniería - Imagem 4 de 29
© Pedro Pegenaute
Passarela de Pedestres no Parque Aranzadi / Peralta Ayesa Arquitectos + Opera ingeniería - Imagem 23 de 29
Corte
Passarela de Pedestres no Parque Aranzadi / Peralta Ayesa Arquitectos + Opera ingeniería - Imagem 7 de 29
© Pedro Pegenaute

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pamplona, Navarra, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Passarela de Pedestres no Parque Aranzadi / Peralta Ayesa Arquitectos + Opera ingeniería" [Pedestrian Bridge in Aranzadi Park / Peralta Ayesa Arquitectos + Opera ingeniería] 28 Jan 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780864/passarela-de-pedestres-no-parque-aranzadi-peralta-ayesa-arquitectos-plus-opera-ingenieria> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.