Casa S&S / Besonias Almeida Arquitectos

Casa S&S / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 2 de 20Casa S&S / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 3 de 20Casa S&S / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 4 de 20Casa S&S / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 5 de 20Casa S&S / Besonias Almeida Arquitectos - Mais Imagens+ 15

Pinamar, Argentina
  • Coordenação: María Victoria Besonías, Guillermo de Almeida
  • Colaboradora: Diorella Fortunati
  • Cidade: Pinamar
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa S&S / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 6 de 20
© Gustavo Sosa Pinilla

O lugar

Costa Esmeralda é um empreendimento privado sobre na costa bonaerense, a 390 km de Buenos Aires. Trata-se de uma urbanização recente com uma pequena floresta de jovens acácias e pinheiros marítimos, e alguns setores de bosques consolidados.

Casa S&S / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 7 de 20
© Gustavo Sosa Pinilla

O lote está num declive suave para a rua e a inclinação mais importante está para o fundo. Esta área conta com uma abundante arborização de jovens pinheiros marítimos. De modo que é conservada esta vegetação, o que for construído no restante do lote estará exposto ao intenso sol e ventos costeiros.

Casa S&S / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 8 de 20
© Gustavo Sosa Pinilla

A encomenda

O pedido consistiu numa casa com uma proposta estética construtiva similar às construídas no bosque do Mar Azul, valorizada segundo os comitentes tanto por sua austeridade formal como pela baixa manutenção que requer.

Casa S&S / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 19 de 20
Planta Baixa

A casa seria habitada fundamentalmente no verão por uma família - casal e três filhos. Deveria contar com um espaço generoso para desenvolver atividades comuns, como uma cozinha integrada visualmente ao mesmo e uma expansão ao ar livre que permitisse desfrutar do bosque. São necessários três dormitórios: um deles com banheiro privado e vestiário, os outros dois preparados para receber convidados eventualmente. Todos os ambientes deveriam ser desenvolvidos em apenas um nível.

Casa S&S / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 16 de 20
© Gustavo Sosa Pinilla

A proposta

A casa se apresenta como um único volume perfurado por um pátio que na realidade oculta uma organização nos dois setores bem diferenciados por seu uso e que para se acomodar ao relevo se situam com uma diferença de 0,45 m escondida no exterior pela altura das vigas perimetrais. Estes dois setores ficam conectados entre si por uma suave rampa que salva o desnível e por uma pérgola de concreto que possui forte presença.

Casa S&S / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 12 de 20
© Gustavo Sosa Pinilla

O setor mais privado da casa é localizado na frente protegido do sol do Noroeste e das vistas da rua. O setor social e seu terraço de expansão se localizam em relação direto com as árvores que ocupam o fundo do lote, mas também em contato com o pátio de acesso. Este espaço se transforma em protagonista da proposta por sua localização estratégica e pela riqueza espacial que aporta a pérgola com os diferentes jogos de luzes e sombras que o percurso do sol gera ao longo do dia.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa S&S / Besonias Almeida Arquitectos" [S&S House / Besonias Almeida Arquitectos] 22 Jan 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780837/casa-s-and-s-besonias-almeida-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.