Escola de Educação Primária “Puig de les Cadiretes” / Valor - Llimos

Escola de Educação Primária “Puig de les Cadiretes” / Valor - Llimos - Imagem 2 de 15Escola de Educação Primária “Puig de les Cadiretes” / Valor - Llimos - Imagem 3 de 15Escola de Educação Primária “Puig de les Cadiretes” / Valor - Llimos - Imagem 4 de 15Escola de Educação Primária “Puig de les Cadiretes” / Valor - Llimos - Imagem 5 de 15Escola de Educação Primária “Puig de les Cadiretes” / Valor - Llimos - Mais Imagens+ 10

  • Arquitetos: Valor - Llimos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3800
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2009
  • Fotógrafo
    Fotografias:Lluís Sans
  • Autores: Jaume Valor, with Marc Obradó and Elisabeth Sadurní
  • Colaboradores: Laura Llimós, Marc Abril, Andrea Gatti, Arquitècnics
  • Construtora: Obycall
  • Cidade: Mollerussa
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Escola de Educação Primária “Puig de les Cadiretes” / Valor - Llimos - Imagem 3 de 15
© Lluís Sans

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está situado num terreno que é limitado com a "via verde" do antigo traçado da ferroviária Girona-Olot e conta com um pequeno bosque de alto valor ambiental, cuja conservação condiciona todo o projeto.

Escola de Educação Primária “Puig de les Cadiretes” / Valor - Llimos - Imagem 4 de 15
© Lluís Sans

Por isso, o edifício é colocado em paralelo ao limite norte do terreno, se afastando do bosque e aumentando a entrada de luz solar, ao tempo que abre as vistas para a "via verde".

Escola de Educação Primária “Puig de les Cadiretes” / Valor - Llimos - Imagem 10 de 15
Planta Baixa

O volume edificado é articulado em dois corpos: um de três pavimentos que contém as salas de aula e outro no térreo que contém os espaços não docentes (refeitório, cozinha, vestiários e ginásio). Os volumes estão conectados através do vestíbulo e de uma grande galeria que conduz às pistas desportivas mediante uma rampa.

Escola de Educação Primária “Puig de les Cadiretes” / Valor - Llimos - Imagem 5 de 15
© Lluís Sans

As salas infantis estão situadas no térreo, em relação com seu próprio pátio separado do resto. As salas genéricas de educação primária são situadas no primeiro e segundo pavimento orientadas para o sul, enquanto que as específicas estão ao norte.

Escola de Educação Primária “Puig de les Cadiretes” / Valor - Llimos - Imagem 11 de 15
Planta Baixa

Esta implantação favorece a captação solar no inverno e a ventilação cruzada no verão, e evita a sombra dos volumes edificados sobre pistas e áreas de diversão. Mesmo assim, a fachada das salas é protegida mediante uma pele independente de chapa perfurada de altura dupla, que faz com que o edifício tenha um comportamento climático ótimo durante os meses mais quentes do ano.

Escola de Educação Primária “Puig de les Cadiretes” / Valor - Llimos - Imagem 7 de 15
© Lluís Sans

A encomenda pedia o uso de materiais pré-fabricados para reduzir os planos de execução. Por estes motivos foram utilizados os seguintes sistemas construtivos: estrutura de aço, painel de concreto pré-fabricado nas fachadas da rua, elementos opacos e painel sanduíche nas fachadas com aberturas.

Escola de Educação Primária “Puig de les Cadiretes” / Valor - Llimos - Imagem 8 de 15
© Lluís Sans

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Carrer del Tossal Blanc, 25230 Mollerussa, Lleida, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola de Educação Primária “Puig de les Cadiretes” / Valor - Llimos" [Primary School “Puig de les Cadiretes” / Valor - Llimos] 21 Jan 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780638/escola-de-educacao-primaria-puig-de-les-cadiretes-valor-llimos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.