Coleção: "Experiências Metodológicas para a compreensão da complexidade da cidade contemporânea"

A coleção de livros “Experiências Metodológicas para a compreensão da complexidade da cidade contemporânea” foi realizada em Salvador e organizada por Paola Berenstein Jacques, Fabiana Dultra Britto e Washington Drummond.

Algumas questões colocadas na coleção: como reformular as práticas do urbanismo e da pesquisa urbana que não são mais suficientes para compreender a complexidade da cidade contemporânea e, em particular, as formas de apreensão da cidade, ou melhor, as formas de apreensão da experiência urbana contemporânea?  

As ferramentas tradicionais do campo do Urbanismo parecem não dar mais conta da complexidade da experiência urbana contemporânea, propomos discutir com outras áreas do conhecimento, em particular, as Artes, a Antropologia (a partir da etnografia) e a História, para tentar buscar outras formas de apreensão e compreensão da cidade.

Como sair dos cânones das pesquisas urbanas e incorporar uma outra prática, que leve em conta tanto o fazer artístico quanto uma adaptação/reinvenção do exercício etnográfico como, também, a questão das narrativas históricas e das narrativas das memórias e, em particular, das memórias involuntárias, sempre falhas, incompletas?

Divulgação. Image © Edufba, 2015

SINOPSE

A coleção Experiências metodológicas para compreensão da complexidade da cidade contemporânea, dividida em quatro tomos, é resultante da pesquisa homônima realizada, entre 2011 e 2015, pelo grupo de pesquisa Laboratório Urbano, do PPG-AU/FAUFBA, em colaboração com pesquisadores da UNEB e outros pesquisadores convidados. O tomo I. Experiência, Apreensão, Urbanismo refere-se ao processo da pesquisa, e os demais tomos - II. Subjetividade, Corpo, Arte; III. Alteridade, Imagem, Etnografia, e IV. Memória, Narração, História - correspondem às configurações das três mesas de debate e dos respectivos grupos de estudos integrantes dos seminários público e de articulação conclusivos da pesquisa, realizados no âmbito do CORPOCIDADE 4, ocorrido em Salvador, em dezembro de 2014, com a participação dos membros da pesquisa, além de estudantes e outros pesquisadores externos. Todos os autores dos capítulos, dos quatro tomos, foram membros da equipe da pesquisa PRONEM.

Divulgação. Image © Edufba, 2015

TOMO 1 - EXPERIÊNCIA APREENSÃO URBANISMO
Paola Berenstein Jacques e Washington Drummond (org.)
176 páginas

TOMO 2 - SUBJETIVIDADE CORPO ARTE
Paola Berenstein Jacques e Fabiana Dultra Britto (org.)
144 páginas

TOMO ​3 - ALTERIDADE IMAGEM ETNOGRAFIA
Paola Berenstein Jacques e Fabiana Dultra Britto (org.)
156 páginas

TOMO 4 - MEMÓRIA NARRAÇÃO HISTÓRIA
Paola Berenstein Jacques e Fabiana Dultra Britto (org.)
168 páginas

ORGANIZADORES

Paola Berenstein Jacques - Fabiana Dultra Britto - Washington Drummond

Para saber mais sobre os livros, clique aqui.

Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Coleção: "Experiências Metodológicas para a compreensão da complexidade da cidade contemporânea"" 16 Jan 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780430/colecao-experiencias-metodologicas-para-a-compreensao-da-complexidade-da-cidade-contemporanea> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.