Casa MB / Rubio Arquitectos

Casa MB / Rubio Arquitectos - Mais Imagens+ 24

Distrito Ásia, Peru
  • Estrutura: Jorge Bautista
  • Inst Sanitárias: Sergio Sánchez
  • Inst Elétricas: Diego León de Peralta
  • Construtora: Américo Chávez
  • Cidade: Distrito Ásia
  • País: Peru
Mais informaçõesMenos informações
© Juan Solano Ojasi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da residência é gerado a partir do conceito de atrair o exterior para o interior. O qual se sustentas nas bondades paisagísticas do lugar, o terreno está situado na frente de grandes jardins e de uma grande lagoa construída entre o condomínio e o mar.

© Juan Solano Ojasi

Sob esta premissa, a residência é concebida volumetricamente como um paralelepípedo que é esculpido para aproveitar as vistas e iluminação natural.

Planta Baixa - 1° Pavimento

O programa é contemplado da seguinte forma: um primeiro nível de caráter público e social onde são organizados a sala de estar, jantar e os ambientes de serviços. O segundo nível abriga os dormitórios e o estar que possui pé-direito duplo integrando espacialmente ambos os níveis e o grande lago exterior.

© Juan Solano Ojasi

Todos os espaços do segundo nível são articulados através de um corredor ventilado e iluminado de forma natural e no primeiro nível junto a um espelho da água linear que acompanha ao usuário desde a entrada até a comunicação com o terraço exterior. Finalmente há um terceiro nível onde encontra-se o terraço principal com vocação social, a piscina potencializada a vista sobre a paisagem, a qual é dividida desde o estar do segundo pavimento, conformando parte do espaço de pé-direito duplo.

Planta Baixa - 2° Pavimento

A fachada é tratada de maneira íntegra e constituída a partir de fechamentos que filtram a absorção e luminosidade do exterior.

© Juan Solano Ojasi

Sobre a fachada lateral predomina uma parede suspensa que percorre longitudinalmente o terreno, tapando a vista direta da casa vizinha, contrastando unicamente com o espelho d'água linear, prévio ao verde exterior.

© Juan Solano Ojasi

A materialidade e espacialidade se relacionam para compor de maneira harmoniosa o exterior com o interior.

© Juan Solano Ojasi

As condições sísmicas do Peru são o principal motivo para compor uma estrutura de maneira racional e inovadora, que se adéqua ao conceito formulado.

© Juan Solano Ojasi

Nesse sentido, também foi enfatizado o uso de materiais refletores de luz, de modo que o exterior é refletido no interior da residência.

© Juan Solano Ojasi

Consequentemente, o resultado é uma edificação integrada conceitual e responsavelmente com seu entorno, apropriada e apropriável para o lugar, habitável exterior e interiormente. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa MB / Rubio Arquitectos" [MB House / Rubio Arquitectos] 16 Jan 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780426/casa-mb-rubio-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.