Northwestern University desenvolve concreto para construir em Marte

"Tudo o que precisamos agora é uma nova geração de arquitetos marcianos para projetar edifícios feitos de concreto marciano que serão estruturas adequadas para humanos viverem e trabalharem", conclui o MIT Technology Review sobre um novo tipo de concreto pensado para ser usado em Marte.

Desenvolvido por cientistas liderados por Lin Wan da Northwestern University, este "concreto marciano" é apenas um dos muitos desenvolvimentos científicos que serão necessários para realizar o objetivo de levar humanos - e eventualmente colonizar - o planeta vermelho. 

Considerando que quando finalmente colonizarmos Marte a água será um dos nossos recursos mais preciosos e escassos, a equipe da Northwestern University buscou uma alternativa para a tradicional mistura de cimento usada para fazer concreto. Eles se detiveram em uma tecnologia que está em desenvolvimento desde os anos 1970: concreto à base de enxofre.

Concreto à base de enxofre antes e depois de testes de resistência.Imagem extraída do artigo "A Novel Material for In Situ Construction on Mars."

O material é feito ao aquecer o enxofre até cerca de 240 °C, misturá-lo com um agregado e, então, deixá-lo resfriar - todavia, este processo se mostrou problemático na terra, já que o enxofre acaba retraindo ao resfriar, criando cavidades e tensões internas que enfraquecem o material. Lin Wan e sua equipe, no entanto, descobriram que com um agregado que emula o solo de Marte é possível produzir um concreto duas vezes e meia mais resistente que o mínimo exigido pelas normas construtivas na terra.

Eles também descobriram que a mistura, composta por 50% de solo marciano com um agregado de dimensão máxima de 1 milímetro, resistiria à atmosfera menos densa de Marte. 

Imagem microscópica do material comparada a uma amostra de concreto comum. Imagem extraída do artigo "A Novel Material for In Situ Construction on Mars."

Além disso, reaquecer o enxofre à temperatura  de 240°C faria com que ele derretesse, o que significa que o concreto é completamente reciclável.

Em outubro passado a NASA premiou com US$25 mil Cloud AO e SEArch, vencedores do concurso Mars Habitat. Ninguém imaginava que eles seriam os primeiros de uma onda de equipes investigando práticas em Marte, grupos que estão sendo equipados com as ferramentas para realizar uma boa arquitetura em um planeta distante.

Via MIT Technology Review

Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "Northwestern University desenvolve concreto para construir em Marte" [Will This Be the Concrete Used to Build on Mars?] 15 Jan 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780279/seria-este-o-concreto-usado-para-construir-em-marte> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.