Paris abrirá Champs Elysées para pedestres uma vez por mês

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, anunciou na última quarta-feira a aprovação de uma medida que prevê a abertura da Champs Elysées, um dos principais bulevares parisienses, um domingo de cada mês. A estratégia faz parte de uma série de medidas que a cidade vem tomando para se tornar mais receptiva para aqueles que se deslocam à pé ou em veículos não motorizados.

Paris vem se destacando globalmente como uma das capitais que mais investem em estratégias do tipo, tendo aprovado medidas que prevêem a diminuição da frota de automóveis em circulação e a proibição de veículos à diesel até o ano de 2020. Ano passado a capital francesa apresentou um nível de partículas finas (PM10) por metro cúbico de ar acima do limite aceitável – que é de 50 microgramas –, fato que deu ainda mais impulso às iniciativas voltadas para a peatonização e à criação de áreas verdes,

O anúncio de Hidalgo, todavia, não apresenta nenhuma novidade aos parisienses, que não estranharão a ausência de automóveis em sua mais celebrada avenida, já que no dia 27 de setembro do ano passado, a cidade interditou a circulação de veículos motorizados em cinco grandes zonas - que envolviam 13 de seus 20 arrondissements - como forma de comemorar o Dia Mundial sem Carro.

Atraindo muita atenção da mídia, a nova aprovação vem sendo anunciada em importantes jornais nacionais como "o fechamento da Champs Elysées para carros" ou "a Champs Elysées será fechada para automóveis", porém, estes títulos - pessimistas, para dizer o mínimo - trazem consigo o estigma de que a rua é exclusivamente para o automóvel. A rua é o lugar onde a cidade se faz, é o espaço da troca por excelência, então, ao menos uma vez por mês, que se admita: a Champs Elysées será aberta!

Veja, a seguir, outras notícias sobre Paris e suas iniciativas para se tornar uma cidade mais humana:

Paris pretende dedicar 25% de seu território a áreas verdes até 2020

Paris livre do diesel até 2020

Paris proibirá a circulação de veículos no Dia Mundial Sem Carro 2015

Paris implementa medida que diminui pela metade o número de automóveis em circulação

Paris pretende se tornar a nova capital mundial do ciclismo urbano

Espaços de pedestres em NY e Paris: cidades mais seguras e com menos automóveis

7 cidades que estão tirando os carros de suas ruas

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Paris abrirá Champs Elysées para pedestres uma vez por mês" 08 Jan 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780066/paris-abrira-champs-elysees-para-pedestres-uma-vez-por-mes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.