“Barcelona Dynamics”: 24 mapas da segunda maior região metropolitana da Espanha

“Barcelona Dynamics” é um projeto de visualização de dados sobre Barcelona que, através de uma série de 24 mapas virtuais, mostra os usos do solo das diferentes regiões, o tipo de construção predominante em cada bairro e as diferenças entre o centro e as periferias, entre outros aspectos.

A iniciativa foi desenvolvida pelo estúdio 300.000 Km/s, juntamente com membros da Área Metropolitana de Barcelona (AMB), instituição encarregada de administrar a conurbação de 36 municípios, com o objetivo de disponibilizar os dados necessários para a elaboração de um novo plano urbano para a Área Metropolitana.

Mais informações, a seguir.

A configuração atual de Barcelona é produto da implementação de um plano diretor aprovado em 1976. No entanto, durante estes quase 40 anos, o território, que é uma das maiores regiões metropolitanas da Europa, continuou crescendo.

Por este motivo, tornou-se necessário um instrumento que refletisse os usos reais da cidade por parte de seus quase 3,2 milhões de habitantes - cifra que a coloca em 8° lugar na lista de cidades mais populosas da Europa.

Para organizar as informações disponíveis, os dados de Barcelona Dynamics estão classificados segundo três indicadores: densidade, tempo e diversidade. No caso da densidade, a área metropolitana se apresenta como uma concentração, no tempo, como uma sequência, e em diversidade, como uma mescla. 

Deste modo, os pesquisadores obtiveram, por exemplo, que embora a área metropolitana seja, no geral, densa, ela adquire diferentes formas através dos eixos cívicos, o que depende da relação entre a superfície do terreno e a superfície construída. É isto que se vê no mapa a seguir.

© Barcelona Dynamics

Ouro tema apresentado corresponde Às regiões da cidade destinadas a instalação de fábricas. Em relação a isto, obteve-se que a gama de indústrias dentro de Barcelona é bastante ampla e estas não estão instaladas apenas em regiões industriais, mas também e áreas urbanizadas. 

© Barcelona Dynamics

A diferença no parcelamento do solo é um ponto que mudou muito na região metropolitana de Barcelona com a implementação do plano diretor de 1976. No mapa a seguir, o terreno colorido de roxo corresponde à divisão que  havia antes do plano, já em verde está representada a fragmentação posterior.

© Barcelona Dynamics

Veja os demais mapas no site oficial do “Barcelona Dynamics”.

Sobre este autor
Cita: Gaete, Constanza Martínez. "“Barcelona Dynamics”: 24 mapas da segunda maior região metropolitana da Espanha " [“Barcelona Dynamics”: 24 mapas que representan cómo es el área metropolitana] 03 Jan 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779662/barcelona-dynamics-24-mapas-da-regiao-metropolitana-da-segunda-maior-cidade-da-espanha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.