Como o escritório Morphogenesis planeja recuperar as águas poluídas de Deli

A cidade de Deli sofre com um grande problema de transporte. As ruas são superlotadas e perigosas e com 1.100 novos veículos sendo colocados em circulação todos os dias, a cidade está sofrendo as consequências. Ano passado, Nova Deli foi eleita a cidade mais poluída do mundo pela Organização Mundial da Saúde, apresentando quase três vezes a poluição de Pequim. Os níveis de ruído em toda a cidade frequentemente excedem o limite estabelecido pelas autoridades e o tráfego pesado se reflete em maiores tempos de deslocamento e piores condições para os pedestres.

Ao mesmo tempo, o rio sobre o qual a cidade foi fundada, o Yamuna (um dos principais afluentes do Ganges), tem sido consistentemente poluído a ponto de ter se tornado nada mais que um canal de esgoto glorificado. Assentamentos ilegais sem sistema de esgoto poluem o rio diretamente e mesmo na rede de drenagem legal da cidade, 17 canais desembocam diretamente no Yamuna. Para uma cidade que já está sofrendo com a escassez de água, poluir sua principal fonte deste recurso é o mesmo que jogar sal na ferida. No entanto, uma proposta concebida pelo escritório local Morphogenesis Architects busca resolver todas estas questões através da revitalização do rio e seus canais, conhecidos como nullahs.

Como o escritório Morphogenesis planeja recuperar as águas poluídas de Deli - Mais Imagens+ 16

Nullahs existentes. Cortesia de Morphogenesis
Nullahs renovados. Cortesia de Morphogenesis

Para recuperar estes nullahs e melhorar a rede de transporte da cidade, o escritório sugere um processo em várias etapas. Primeiramente, eles sugerem que pare de ser realizado o desmate das margens do rio. O nullahs deveriam ser despoluídos e seus leitos reciclados. Para isso, o projeto prevê o plantio de sistemas naturais de filtragem, como, por exemplo, vegetação usada no tratamento de esgoto. Esta água filtrada reabastece o aquífero natural e, aos poucos, diminui o nível de poluição do Yamuna. 

Patrimônio cultural existente. Cortesia de Morphogenesis
Renovação das áreas em torno do patrimônio cultural . Cortesia de Morphogenesis

O segundo passo do plano prevê pequenas intervenções espalhadas pela cidade para criar uma identidade contínua e sustentável para o tecido urbano. Para conectar estas intervenções e os vários nullahs, espaços intersticiais, como antigas passagens e rotas de serviço abandonadas, devem ser reapropriadas e resignificadas para servir como caminhos de pedestres e ciclistas. Esta rede deve ser integrada à infraestrutura de transporte existente, bem como a locais de valor social, cultural, natural e histórico da cidade.

Mapa de nullahs em Deli. Cortesia de Morphogenesis

Embora esta solução possa parecer uma sonho fora das capacidades econômicas da cidade, o Morphogenesis acredita que pode ser gasto menos que o atual plano para despoluir o rio. Enquanto o plano oficial consiste em duas fases que totalizam 68 bilhões de Rúpias (cerca de um bilhão de Dólares), o escritório acredita que seu projeto pode ser implementado com um investimento entre 7,5 e 10 bilhões de Rúpias.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Como o escritório Morphogenesis planeja recuperar as águas poluídas de Deli" [How Morphogenesis Plans to Revitalize Delhi by Rejuvenating its Polluted Waterways] 31 Dez 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779580/como-morphogenesis-planeja-recuperar-as-aguas-poluidas-de-deli> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.