Abeer Seikaly propõe abrigo têxtil para refugiados

Seja por perseguição política ou desastres naturais, as crises de refugiados em todo o mundo ocupam, nos últimos tempos, as manchetes de diversos meios de comunicação. Estes eventos serviram de inspiração para o abrigo de emergência conceitual da designer Abeer Seikaly, intitulado “Weaving A Home", que recebeu o Lexus Design Award em 2013. O abrigo têxtil desmontável pode se adaptar a vários climas e, ao mesmo tempo, proporcionar os confortos da vida contemporânea, como aquecimento, água corrente e eletricidade.

Abeer Seikaly propõe abrigo têxtil para refugiados - Mais Imagens+ 9

Cortesia de Abeer Seikaly

Composto por tubos de plástico de alta-resistência moldados em curvas sinodais e costurados dentro de uma membrana têxtil elástica, o sistema cria "um tecido técnico e estrutural que se expande para envolver e se contrai para poder ser deslocado." 

Cortesia de Abeer Seikaly

Os tubos plásticos ocos servem também como conduítes para a os sistemas elétrico e hidráulico. Seikaly também prevê o tecido da estrutura convertendo a radiação solar em eletricidade, que seria armazenada em uma bateria integrada ao sistema e posteriormente usada para as necessidades do abrigo.

Cortesia de Abeer Seikaly

Um tanque de armazenamento de água integrado ao cume da cúpula, abastecido pela água da chuva ou por outra fonte local, proporciona água potável aos habitantes temporários da unidade.

Cortesia de Abeer Seikaly

Com o potencial de reunir muitos destes abrigos, o sistema pode criar uma "cidade de refugiados". Segundo aponta Seikaly em sua descrição do projeto, "os refugiados levam o que podem de seus lares e se reassentam em terras desconhecidas, frequentemente começando com nada além de uma tenda para chamar de lar... Neste espaço, os refugiados encontram um lugar para se distanciar de seus mundos turbulentos, um lugar para tecer a tapeçaria de suas novas vidas."

Cortesia de Abeer Seikaly

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Douglass-Jaimes, David. "Abeer Seikaly propõe abrigo têxtil para refugiados" [Abeer Seikaly’s Structural Fabric Shelters Weave Refugees’ Lives Back Together] 29 Dez 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779517/abeer-seikaly-propoe-abrigo-textil-para-refugiados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.