Igreja da Várzea / FCC Arquitectura

Igreja da Várzea / FCC Arquitectura - Mais Imagens+ 26

  • Escultor: Paulo Neves
  • Software: Autocad
  • Materials: Mármore, Gesso cartonado, Madeira
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Foi proposto ao atelier a renovação interior de uma igreja católica existente.

© Fernando Guerra | FG+SG

“Esculpiu-se um espaço no interior do edifício existente, como uma cápsula que se desliga do mundo lá fora... que nos faça olhar para além do que vemos, que nos leve a parar para sentir”

Planta Baixa

A antiga igreja, construída pelas mãos do povo há mais de 30 anos foi recuperada, tornando-a mais funcional, moderna e ampla, melhorando a acústica e o conforto do espaço. Teve-se a intenção de construir uma nova igreja dentro da antiga.

© Fernando Guerra | FG+SG

A igreja tem capacidade para 500 pessoas em um único corpo. O primeiro esboço do desenho está gravado na porta e retrata "a montanha como um lugar da manifestação de Deus", e esta frase também resume todo o projeto, estando patente nos cortes e perfis que definem a intervenção. O interior da igreja alude às montanhas, presentes na Bíblia como lugares de encontro com o divino.

Corte

A forma desenvolveu-se ao ganhar corpo e vida, correspondendo ao desafio de uma estrutura vital, de um organismo. Uma espécie de edifício, ou forma, que se abriga dentro do edifício existente.

Teto ondulado de uma nova pele no interior, permitindo a entrada de luz através de muitos buracos com forma disforme, que lembra de gotas de água.

© Fernando Guerra | FG+SG

Toda a construção se desenvolveu em gesso cartonado, que se apoia numa base em mármore estremoz, revestindo assim a pedra, a cota baixa das paredes, apresentando-se em formato de livro.

O altar, a pia batismal, e a cruz de Cristo, foram desenvolvidas pelo escultor Paulo Neves, que esculpiu impressões digitais nas peças, dando uma identidade mística para o espaço, da mesma forma que convidam à reflexão e à meditação pela alusão às espirais, sempre presentes na sua obra.

© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Extensão de Saúde São Jorge Várzea (CS Felgueiras), 4610, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Igreja da Várzea / FCC Arquitectura" [Várzea Church / FCC Arquitectura] 27 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779359/igreja-da-varzea-fcc-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.