Celeiro Ribeira do Fontão / Manuel Damião Santos

Celeiro Ribeira do Fontão / Manuel Damião Santos - CamaCeleiro Ribeira do Fontão / Manuel Damião Santos - Imagem 3 de 25Celeiro Ribeira do Fontão / Manuel Damião Santos - FachadaCeleiro Ribeira do Fontão / Manuel Damião Santos - Janela, Fachada, ConcretoCeleiro Ribeira do Fontão / Manuel Damião Santos - Mais Imagens+ 20

Celeiro Ribeira do Fontão / Manuel Damião Santos - Janela, Fachada
© Manuel Damião Santos Arquitectura

Descrição enviada pela equipe de projeto. Datado de 1959, o projeto de reabilitação de um celeiro em estado de degradação oferecido em tempos pelos avós ao cliente com intenção de o transformar numa habitação unifamiliar.

Celeiro Ribeira do Fontão / Manuel Damião Santos - Janela
Antigo Edifício. Image © Manuel Damião Santos Arquitectura

O pequeno equipamento agrícola apresentava vários factores importantes, além da memória e volumetria, a forma como está implantado, a sua relação com a Ribeira do Fontão e com a paisagem envolvente, numa zona atualmente “non aedificandi”, um edifício simples mas com muitas qualidades. A existência de regras muito claras e a possibilidade de projetar numa estrutura preexistente acrescentando-lhe elementos novos foram argumentos desafiantes para desenvolver o projeto. Essas mesmas regras não devem ser interpretadas como limitativas, acabam por ser regras que aumentam o desafio do projeto.

Celeiro Ribeira do Fontão / Manuel Damião Santos - Janela, Fachada
© Manuel Damião Santos Arquitectura

O orçamento previsto a que nos propusemos e levamos até ao final com rigor, totalizou os 100 mil euros, o fator econômico foi também uma premissa forte no projeto. Houve uma reinterpretação do programa original do celeiro, a planta original incluía no piso térreo a parte estrutural que albergava os animais num espaço denominado de loja (do latim logia) e em cima o piso onde armazenavam os cereais, uma prática de uma arquitetura popular pensada e com forte sustentabilidade energética. Na realidade, os animais proporcionam o aquecimento que sobe por convecção para o piso superior e permitia manter os cereais num ambiente quente e seco, o mesmo se passava na colocação das lojas em baixo do espaço habitável das casas.

Celeiro Ribeira do Fontão / Manuel Damião Santos - Janela, Fachada, Concreto
© Manuel Damião Santos Arquitectura

O novo programa parte deste pressuposto, no piso térreo são colocadas as zonas técnicas da habitação, onde foram colocadas instalações mecânicas e electrodomésticos que permitem aproveitar o calor produzido para aquecimento do piso superior – a habitação. Preservamos as aberturas a norte e a sul para que seja possível a ventilação do piso na altura mais quente do ano.

Celeiro Ribeira do Fontão / Manuel Damião Santos - Imagem 3 de 25
© Manuel Damião Santos Arquitectura

Na arquitetura popular, as zonas habitáveis possuem sempre uma escada mais ou menos nobres que nos leva para o piso superior, como não existia nenhum acesso bem definido na preexistência ao piso superior, a intervenção procura criar com base neste pressuposto, uma escada mais contemporânea que acede ao nível alto.

Planta Baixa - 1º Pavimento
Planta Baixa - 2º Pavimento

A Ribeira do Fontão que “corre encostada” à casa e a paisagem local da reserva ecológica, magnetizam um terraço orientado a nascente/sul, um espaço de estar que prolonga a sala e a cozinha para o exterior.

Celeiro Ribeira do Fontão / Manuel Damião Santos - Fachada
© Manuel Damião Santos Arquitectura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Angeja, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Celeiro Ribeira do Fontão / Manuel Damião Santos" 26 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779346/celeiro-ribeira-do-fontao-manuel-damiao-santos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.