Hospital Universitário de Valladolid / Pardo Tapia Arquitectos + Salvador Mata

Hospital Universitário de Valladolid / Pardo Tapia Arquitectos + Salvador Mata - Imagem 3 de 26Hospital Universitário de Valladolid / Pardo Tapia Arquitectos + Salvador Mata - Imagem 4 de 26Hospital Universitário de Valladolid / Pardo Tapia Arquitectos + Salvador Mata - Imagem 6 de 26Hospital Universitário de Valladolid / Pardo Tapia Arquitectos + Salvador Mata - Imagem 5 de 26Hospital Universitário de Valladolid / Pardo Tapia Arquitectos + Salvador Mata - Mais Imagens+ 21

Valladolid, Espanha
  • Construção: SACYR + RIOVENA + NUCLEO S.A.
  • Projeto Básico E Gestão Do Terreno: UTE HCUV, Salvador Mata & Asociados, Bernardo García Tapia, Fernando Pardo Calvo
  • Colaborador: Stefano Presi
  • Arquitetos Parceiros: Stefano Presi, Myriam Vizcaíno Bassi, Javier Encinas Hernández, Beatriz san José Muñoz, Eduardo García García, Stefania Albiero, Stefania Augliera, Elena Castillo Viguri
  • Equipe De Gestão De Execução: Pedro Montes Barbero, Tomás Rodríguez Diente, José Ramón Galache Hernández
  • Cidade: Valladolid
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Hospital Universitário de Valladolid / Pardo Tapia Arquitectos + Salvador Mata - Imagem 6 de 26
© Jesus Granada

Descrição enviada pela equipe de projeto. A solução adotada começa na determinação da presença do edifício existente, marcado pela arquitetura hospitalar dos anos 1970: um grande complexo implantado com uma escala monolítica, inequivocamente identificado como um típico legado sanitarista da cidade.  Apesar da sua imagem de "não agradável", o edifício concede uma personalidade arquitetônica que precisa ser valorizada.

Hospital Universitário de Valladolid / Pardo Tapia Arquitectos + Salvador Mata - Imagem 4 de 26
Cortesia de Pardo Tapia Arquitectos

Esta implantação também produz problemas de continuidade com a rede de ruas do entorno, assim como problemas de proximidade com outros edifícios históricos, como são os edifícios da Universidade.

Hospital Universitário de Valladolid / Pardo Tapia Arquitectos + Salvador Mata - Imagem 17 de 26
Implantação

Esta situação se repete na organização interna do edifício, marcada pela sucessão de pequenas reformas que não incluíam as intenções e visão global de um plano diretor necessário.

Hospital Universitário de Valladolid / Pardo Tapia Arquitectos + Salvador Mata - Imagem 7 de 26
© Jesus Granada

A solução adotada inclui uma reforma integral do edifício existente e a ampliação através da construção de uma série de edifícios de baixa de altura, colocados sobre os espaços disponíveis, a fim de organizar o plano funcional e compor um novo conjunto arquitetônico único, reabilitado e integrado com a cidade.

Hospital Universitário de Valladolid / Pardo Tapia Arquitectos + Salvador Mata - Imagem 10 de 26
© Jesus Granada

Segundo este critério, projetamos uma arquitetura fragmentada inserida na edificação existente por galerias de conexão linear e/ou paralela. Vários volumes de quatro pavimentos resolvem o trânsito da escala monolítica do edifício existente a uma escala mais urbana integrada no entorno da cidade. Os edifícios se articulam através da abertura dos pátios internos e aberturas de fachada, propondo lotes ou blocos de igual estrutura que permitem uma flexibilidade máxima tanto na atribuição e distribuição de áreas funcionais, como na lógica de crescimento, interligação, adição ou expansão.

Hospital Universitário de Valladolid / Pardo Tapia Arquitectos + Salvador Mata - Imagem 8 de 26
© Jesus Granada

A organização interna do hospital proposto se baseia nas inter-relações entre os diferentes serviços. A compatibilidade vertical é obtida através da sobreposição baseada nos núcleos de comunicação, que se estendem a partir da coordenada atribuída ao novo acesso de pedestres, e o suporte horizontal é estabelecido na base da relação de continuidade com o mesmo nível de sobreposição.

Hospital Universitário de Valladolid / Pardo Tapia Arquitectos + Salvador Mata - Imagem 23 de 26
Corte

Três novas edificações ampliam o térreo do atual edifício com uma altura coerente com as edificações do entorno, reduzindo o impacto visual da mesma, amabilizando e adotando de uma nova qualidade a paisagem urbana da região. A esplanada de estacionamento existente na parte de trás do hospital torna-se uma grande praça elevada, para dar uma nova fachada a Rua Real de Burgos, atendendo as necessidades ligadas às várias entradas que exige um hospital.

Hospital Universitário de Valladolid / Pardo Tapia Arquitectos + Salvador Mata - Imagem 12 de 26
© Jesus Granada

A costura dos limites do terreno com o resto da cidade, problema não abordado na infraestrutura dos anos 70, se traduz agora na criação deste nova praça aberta, em um sistema de acordo com topografias geometrizadas que acolhem o novo acesso de pedestres e as vias de acesso rápidas para o novo complexo de saúde.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Valladolid, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hospital Universitário de Valladolid / Pardo Tapia Arquitectos + Salvador Mata" [University Hospital of Valladolid / Pardo Tapia Arquitectos + Salvador Mata] 28 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779076/hospital-universitario-de-valladolid-pardo-tapia-arquitectos-plus-salvador-mata> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.