Capela Maria Magdalena / Sacher.Locicero.Architectes

Capela Maria Magdalena / Sacher.Locicero.Architectes - Imagem 2 de 41Capela Maria Magdalena / Sacher.Locicero.Architectes - Imagem 3 de 41Capela Maria Magdalena / Sacher.Locicero.Architectes - Imagem 4 de 41Capela Maria Magdalena / Sacher.Locicero.Architectes - Imagem 5 de 41Capela Maria Magdalena / Sacher.Locicero.Architectes - Mais Imagens+ 36

Zollfeld, Áustria
  • Arquiteto Responsável: Gerhard Sacher
  • Empresa De Construção: Petautschnig Bau GmbH - Murau, Knafl&Co St:Veit a.d.Glan
  • Civil Engineer Structure: Pittino ZT-GmbH - Graz
  • Cidade: Zollfeld
  • País: Áustria
Mais informaçõesMenos informações
Capela Maria Magdalena / Sacher.Locicero.Architectes - Imagem 13 de 41
© Paul Ott

Descrição enviada pela equipe de projeto. A capela familiar Maria Magdalena, do arquiteto Gerhard Sacher, é um objeto escultural espetacular feito em concreto branco auto adensável. Os construtores provaram ter uma grande porção de coração, confiança e compreensão profunda da arquitetura, ao projetar esse espaço atemporal excepcional, onde cerimônias familiares e festividades acontecem e a tranquilidade, contemplação e recordação podem ser experimentadas numa configuração única. Em uma distância visual à colina Magdalensberg e o castelo Hochosterwitz, a peça arquitetônica representa um marco moderno, um símbolo expressivo de linguagem formal sincera.

Capela Maria Magdalena / Sacher.Locicero.Architectes - Imagem 21 de 41
© Paul Ott

Localização

Não se pode passar pela escultura feita de concreto branco sem impressionar-se. Ela implanta-se como um dedo erguido na paisagem da suave colina de Zollfeld, Carinthia, em meio a uma jovem vinha. O branco brilhante do concreto é perfeito, a arquitetura harmoniosa e sem adornos, e a localização é espetacular na paisagem preenchida de história - Zollfeld, planície fértil com grande tradição cultural e histórica, entre o morro Magdalensberg com a sua igreja de peregrinação no topo a sudeste, e o castelo Hochosterwitz majestosamente situado em um cone de rochas, com mais de mil anos, ao norte. Mesmo o mais convencido dos agnósticos seria tocado pelo branco radiante do marco moderno e por sua linguagem formal simples.

Capela Maria Magdalena / Sacher.Locicero.Architectes - Imagem 7 de 41
© Paul Ott

Descrição do projeto

O visitante se aproxima ao pátio de cascalho ligeiramente descendente espaçoso e redondo, através de uma rampa de acesso levemente inclinada. No pátio, implanta-se o edifício de concreto branco e vidro, e os elementos básicos interpretam uma capela clássica de forma contemporânea. O concreto branco imaculado proporciona essa peça arquitetônica com pureza e estética especiais. Variadas luzes e condições meteorológicas alteram as cores e as impressões da superfície brilhante, desde o branco brilhante a um azul fosco no amanhecer, através do qual existem inúmeras matizes e texturas a serem observadas.

Capela Maria Magdalena / Sacher.Locicero.Architectes - Imagem 22 de 41
Cortesia de Gerhard Sacher

O cume do telhado de duas águas tem 7,78 metros de altura. Nas paredes laterais, há ranhuras transversais com janelas, três em cada lado. Os cortes transversais das janelas estão posicionados alinhados com a incidência raios de sol, de modo que o sol da manhã ou do entardecer atinjam o vitral colorido, feito pelo prof. Karl-Heinz Simonitsch, um artista da Caríntia. As janelas são feitas de camadas de vidro multi-coloridos e retratam os seis dias do Gênesis. A fachada leste com vidro em tamanho real e a cruz de bronze exterior feita por JaromirGargulak, artista checo, representa o último dia do Gênesis. No lado oposto, em direção ao pátio, encontra-se um portão maciço de bronze, feito à mão pelo mesmo artista e que pode ser aberto largamente integrando o pátio e oferecendo espaço para aqueles do lado de fora

Capela Maria Magdalena / Sacher.Locicero.Architectes - Imagem 36 de 41
Perspectiva Axonométrica

As paredes laterais internas massivas, brancas, protegem a abundância da paisagem cultural circundante e criam um espaço contemplativo brilhante irradiando paz e pureza. O lado leste totalmente envidraçado oferece a visão da cruz de bronze escura contra a paisagem, construindo a ligação espiritual com o exterior. O interior é deliberadamente simples e variável ao mesmo tempo. Os elementos conformadores do espaço são o piso feito de azulejos de travertino creme e bege. Apenas um único degrau na planta retangular da capela marca a transição da nave capela para seu coro. As paredes ao longo do coro incluem nichos retangulares - à direita, há um vazio maior, com a estátua de Maria Magdalena, padroeira da capela Na esquerda, há 12 fendas de urnas menores. No lado esquerdo, entre as janelas coloridas, há bancos dobráveis feitos em carvalho branco, embutidos na parede de concreto.

Capela Maria Magdalena / Sacher.Locicero.Architectes - Imagem 3 de 41
Cortesia de Gerhard Sacher

Luz e as quatro estações

Uma capela deve excluir o mundo exterior para alcançar tranquilidade. Por isso, na maioria dos casos, as paredes da capela tem apenas algumas aberturas. Uma capela situada no campo aberto já tem a tranquilidade em si, e, portanto, pode ser aberta ao exterior e aproveitar a interação com a natureza.

Capela Maria Magdalena / Sacher.Locicero.Architectes - Imagem 5 de 41
© Paul Ott

O vidro transparente (12 mm - tamanho máximo no lado leste - 6,20 m x 1,65 m) da parede lateral prevê uma grande quantidade de luz natural que entra e permite a inclusão de variadas luzes sazonais e disposições do tempo. A luz do sol que entra através das aberturas das janelas coloridas, três ao norte e três no sul, inunda o interior com jogos de cores variadas. Para a iluminação adicional do espaço, os cilindros translúcidos pendurados abaixo do cume podem ser usados, enquanto que os pontos de luz embutidos nos nichos ao longo do coro fornecem iluminação focada.

Capela Maria Magdalena / Sacher.Locicero.Architectes - Imagem 16 de 41
© Paul Ott

Ao amanhecer e à noite a luz difusa sai da capela e adentra o pátio e o entorno mais próximo. Apenas a cruz no jardim da capela goza de uma iluminação direta em destaque e, assim, torna-se parte do interior.

Capela Maria Magdalena / Sacher.Locicero.Architectes - Imagem 20 de 41
© Paul Ott

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:9063 Zollfeld, Áustria

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Capela Maria Magdalena / Sacher.Locicero.Architectes" [Chapel Maria Magdalena / Sacher.Locicero.Architectes] 29 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779011/capela-maria-magdalena-sacheocicerrchitectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.