Libeskind divulga projeto para o novo Centro de Arte Moderna da Lituânia

Foram recentemente divulgados os planos para no novo Centro de Arte Moderna na cidades histórica de Vilnius, Lituânia. O "espaço público tridimensional" de 3.100 metros quadrados, como o arquiteto Daniel Libeskind o descreve, foi projetado para ser uma "porta de entrada cultural" que conecta a grelha urbana do século XVIII e a cidade murada medieval.

"Queríamos criar um museu para o povo da Lituânia e também proporcionar a esta coleção um lar um público internacional. A coleção é um legado cultural do país", comentou o fundador  do centro, Viktoras Butkus. "O trabalho de Libeskind é expressivo, inovador e, o mais importante, tem o poder de contar a estória do passado ao mesmo tempo que se conecta com o futuro da cidade", acrescentou Butkus. 

© Studio Daniel Libeskind

Do arquiteto: O conceito é inspirado nos portões históricos da cidade e referencia a arquitetura local tanto na forma como nos materiais. Os volumes se interpenetram para criar uma estrutura que flui entre o interior e o exterior. A fachada exterior retilínea é revestida com um concreto branco e reflexivo que tem referência nos materiais locais da cidade.

© Studio Daniel Libeskind

A extração do volume geométrico no núcleo da estrutura permitiu que os arquitetos abrissem o edifício inteiro, criando panos de vidro do piso ao teto que banham as galerias internas com luz natural. 

© Studio Daniel Libeskind

Ao passo que os visitantes se aproximam a partir do norte, eles adentram o saguão - um espaço envidraçado de três pavimentos de altura banhado por luz natural. 

© Studio Daniel Libeskind

O museu incluirá um café, uma livraria, áreas educacionais, um auditório, além de áreas de depósito e espaços administrativos. A construção terá início em 2017 e a conclusão está prevista para 2019.

Via Studio Libeskind, MAC

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Libeskind divulga projeto para o novo Centro de Arte Moderna da Lituânia " [Libeskind Unveils Design for New Lithuanian Modern Art Center] 21 Dez 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778991/libeskind-divulga-projeto-para-o-novo-centro-de-arte-moderna-da-lituania> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.