Assemble Architects é eleito vencedor do 2015 Turner Prize

O coletivo londrino Assemble foi eleito vencedor do 2015 Turner Prize - o prêmio europeu de artes visuais mais prestigiado da atualidade. A escolha causou surpresa em muitos, já que esta foi a primeira vez que um arquiteto ou coletivo de arquitetos chegou a ser finalista do prêmio. Entre os vencedores das edições anteriores estão Gilbert & George, Anish Kapoor, Antony Gormley, Damien Hirst, Gillian Wearing e Grayson Perry.

Assemble Architects é eleito vencedor do 2015 Turner Prize - Mais Imagens+ 6

O coletivo, cotado para o prêmio ao lado dos artistas Bonnie Camplin, Janice Kerbel (ambos do Reino Unido) e Nicole Wermers (Alemanha), é composto por oito integrantes, entre os quais profissionais formados em arquitetura, história, inglês, filosofia e construção.

O projeto que rendeu ao coletivo o prêmio foi o Granby Four Streets, um conjunto de moradias operárias em Toxteth, Liverpool. A abordagem do grupo em relação a este projeto de regeneração urbana se centrou em uma "visão sustentável e incremental para a área que leve em consideração o trabalho duro já desenvolvido pelos moradores locais."

Cortesia de Assemble

Segundo o The Guardian, os jurados do Turner Prize elogiaram o que chamaram de "uma abordagem madura em relação à regeneração, ao planejamento urbano e ao desenvolvimento contrário à gentrificação corporativa."

Cortesia de Assemble

Após serem indicados como finalistas, o coletivo criou o Granby Workshop – um coletivo de artesãos que busca remediar o abandono de um dos conjuntos mais arruinados de Liverpool através da substituição de objetos que forma perdidos com o tempo. Uma exposição com estes objetos foi realizada em Glasgow entre o anúncio dos finalistas do Turner Prize e a divulgação dos vencedores.

Cortesia de Assemble

Os vencedores do Turner Prize 2015 receberão um prêmio de £25.000 terão o prestígio de terem vencido uma das premiações mais significantes - e frequentemente controversas - da arte contemporânea mundial.

Granby Workshop: Assemble Launch an Eclectic Range of Socially Conscious Homeware

Saiba mais sobre o projeto aqui.

Via BBC, The Guardian, New York Times

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Taylor-Foster, James. "Assemble Architects é eleito vencedor do 2015 Turner Prize" [ Assemble Awarded the 2015 Turner Prize for Granby Four Streets] 19 Dez 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778987/assemble-architects-e-eleito-vencedor-do-2015-turner-prize> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.