Residências Loke Thye Kee / Ministry of Design

Residências Loke Thye Kee / Ministry of Design - Imagem 2 de 17Residências Loke Thye Kee / Ministry of Design - Imagem 3 de 17Residências Loke Thye Kee / Ministry of Design - Imagem 4 de 17Residências Loke Thye Kee / Ministry of Design - Imagem 5 de 17Residências Loke Thye Kee / Ministry of Design - Mais Imagens+ 12

  • Equipe De Projeto: Colin Seah, Kevin Leong, Joyce Low, Ruth Chong, Tiang Yuping, Sarah Conceicao, Don Washington Castaneda, Richard Herman, Norberto Olegario
  • Empreendedor: 1919 Global Sdn Bhd
  • Empreiteira Principal: SeriousBiz Sdn Bhd
  • Empreiteira: SeriousBiz Sdn Bhd
  • Empreiteira De Paisagismo: Camellia Landscape Sdn Bhd
  • Construção E Estrutura: Perunding Pakatan Cergas
  • Mecânica E Elétrica: O&A Consult Sdn. Bhd
  • Quantitativos: Kuantibina Sdn. Bhd
  • Arquitetos Responsáveis: K.H. Tan Architect
  • Artista: Ch’ng Kiah Kiean
  • Cidade: George Town
  • País: Malásia
Mais informaçõesMenos informações
Residências Loke Thye Kee / Ministry of Design - Imagem 2 de 17
© CI&A Photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. As Residências Loke Thye Kee situam-se no coração de Georgetown Penang, um sítio reconhecido pela UNESCO como patrimônio histórico. O projeto de MOD inspira-se nessa herança e, especificamente, no histórico restaurante Loke Thye Kee, com seus 100 anos de idade, homônimo e vizinho. Tanto o restaurante como as residências estão sendo requalificadas pelo mesmo proprietário, a empresa 1919 Global.

Residências Loke Thye Kee / Ministry of Design - Imagem 13 de 17
© CI&A Photography

Remontando o romance do início dos anos 1900, as Residências Loke Thye Kee retomam o espírito de uma época passada, mas acrescentando seu próprio toque contemporâneo para modernizar a experiência. Colin Seah, arquiteto diretor, explica: "Eu estava muito inspirado pelo romance de Penang em 1900, o clima e o projeto dessa sedutora era passada. Queríamos trazer um charme semelhante ao nosso projeto, mas acrescentando um toque contemporâneo que pretende modernizar a experiência e torná-la relevante à vida atual."

Residências Loke Thye Kee / Ministry of Design - Imagem 10 de 17
© CI&A Photography
Residências Loke Thye Kee / Ministry of Design - Imagem 16 de 17
Planta Baixa - Térreo

Situado em 5 lojas características do pré-guerra de Georgetown, Loke Thye Kee complementa o restaurante Loke Thye Kee, fornecendo 5 suítes para hóspedes de curta ou longa estada. Projetado entre a impressão das lojas tradicionais e do beco, cada uma das 5 suítes é precedida por um pátio exuberante com jardim e uma varanda privada íntima. As suítes estão equipadas com telhados inclinados e  contam com áreas de estar e diversas instalações.

Residências Loke Thye Kee / Ministry of Design - Imagem 14 de 17
© CI&A Photography

O tradicional encontra o contemporâneo em diversos níveis, desde a materialidade até as experiências espacias. Pisos tradicionais de madeira de lei contrastam com luminárias contemporâneas personalizadas que parecem levitar. A textura áspera das paredes de tijolos originais são visualmente evidenciadas pela iluminação de LED escondida e os espaços de vaidade e armários, normalmente fechados, são celebrados como caixas de vidro transparentes que se estendem perfeitamente para o restante do quarto. Tapetes, tecidos de almofadas e peças de mobiliário foram escolhidos para refletir o tema central, acrescento toques contemporâneos ao tradicional.

Residências Loke Thye Kee / Ministry of Design - Imagem 17 de 17
Planta Baixa

MOD também desenhou todo o branding e os acessórios dos quartos, a fim de proporcionar uma experiência total, que vai desde um menu de almofadas peculiar, um mapa de navegação das comidas de rua locais, o serviço de quarto, menu da TV, entre outros. As obras de arte foram especialmente encomendadas para o projeto e refletem o espírito da histórica Penang, enquadradas em uma maneira moderna.

Residências Loke Thye Kee / Ministry of Design - Imagem 9 de 17
© CI&A Photography

HISTÓRIA DO LOKE THYE KEE

O nome Loke Thye Kee origina-se de um edifício construído para o propósito de ser restaurante durante 1919 em George Town, Penang. Fundado pelos irmãos Loy Kok Boon e Loy Kok Dai, o restaurante servia comida tradicional chinesa Hainanese e ocidental.

Residências Loke Thye Kee / Ministry of Design - Imagem 12 de 17
© CI&A Photography

Por 80 anos, Loke Thye Kee, que em Hainanese significa 'Casa da Felicidade', foi a opção para jantares de aniversário e festas de casamento. Fiel ao seu nome, também foi o palco para muitos arranjos de casamentos, onde jovens noivas em potencial iam ter os primeiros vislumbres de seus pretendentes. Esses acordos não tão sutis eram selados entre um olhar furtivo e um gole de chá. Consequentemente, o local é também carinhosamente conhecido como o Barco do Amor, referindo-se também à sua arquitetura.

Residências Loke Thye Kee / Ministry of Design - Imagem 4 de 17
© CI&A Photography

O empresário e filantropo local Khoo Sian Ewe era o dono original da edificação Loke Thye Kee. Khoo era o proprietário de terras mais rico em Penang no início de 1900 e também o senhorio e amigo da família Loy. Então, quando eles precisaram de um novo lar para o restaurante, ele construiu e alugou para eles a construção icônica, inspirada num navio, que se manteve como restaurante até 1996.

Residências Loke Thye Kee / Ministry of Design - Imagem 15 de 17
Planta Baixa - 1º Pavimento

A empresa 1919 Global adquiriu tanto o restaurante Loke Thye Kee, como  uma série de 5 lojas ao lado dele, convertendo-as nas Residências Loke Thye Kee.

Residências Loke Thye Kee / Ministry of Design - Imagem 5 de 17
© CI&A Photography

Originalmente publicado em Dezembro 27, 2015. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:George Town, Penang, Malásia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Residências Loke Thye Kee / Ministry of Design" [Loke Thye Kee Residences / Ministry of Design] 21 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778798/residencias-loke-thye-kee-ministry-of-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.