Torre Olmo / LEAP Laboratorio en Arquitectura Progresiva

Torre Olmo / LEAP Laboratorio en Arquitectura Progresiva - Mais Imagens+ 12

  • Colaboradores: Rafael Canales , Mariana Estrada , Juan Carlos Uribe , Omar Copado, Sergio Davalos, Rebeca Baltazar, Salvador Rodríguez, Natalia Alvaredo López
  • Engenharia: MTQ de México S. A. de C. V
  • Construtora: Ricardo Guzmán
  • Cálculo Estrutural: Plexo, S.A de C.V
  • Decoração: NA
  • Iluminação: LEAP + Milenium
  • Paisagismo E Interior: LEAP
  • Renders: Estéreo Visual, Juan Carlos Uribe Ortega
  • Equipe De Projeto: Heriberto Hernández Ochoa, Carlos Villaseñor Núñez, Raúl Juárez Perezlete, David Bercovici Rabinovitz
  • Cidade: Pacho Viejo
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Jorge Taboada

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova Torre Olmo se localiza a 5km sudeste da cidade de Xalapa, Veracruz, ao sul da rodovia federal 140 e ao lado do nó viário Arco Sul. O terreno apresenta uma topografia com fortes desníveis e a edificação está localizada na cota mais baixa na parte sul do terreno com um desnível de 40 cm sobre a rua, sendo que a cota mais alta se localiza a 7m da rua. A condição da localização, orientação e topografia nos oferece a oportunidade de propor um projeto icônico para a cidade. 

Planta

O projeto está integrado por um cubo de 8 pavimentos para os escritórios, mais um centro de negócios, acompanhado de um volume horizontal que contém o estacionamento. No nível da rua estão os acessos ao estacionamento e os locais comerciais que servem de base para o cubo dos escritórios. 

© Jorge Taboada

A parte oeste da edificação existe uma escadaria que permite chegar ao nível do lobby, que também pode ser acessado por meio de uma rampa. O lobby e o centro de negócios se localiza sobre os locais comerciais. Este nível oferece aos locatários diferentes serviços como recepção, controle de acessos, auditório, salas de reunião, entre outros. Os oito níveis do cubo estão articulados por um núcleo central de circulações e serviços com o qual se consegue um alto grau de eficiência espacial e funcional. No último nível está o terraço com áreas comuns de encontro e relaxamento para os usuários. 

Fachada

O cubo de escritórios é recoberto por uma lâmina metálica multiperfurada que funciona como uma tela com transparência que nos permite controlar a incidência solar e diminuir o ganho térmico dos escritórios, diminuindo também o consumo energético, assim como um maior conforto nos níveis de iluminação natural no interior. Entre a pele metálica e as aberturas do edifício existe um corredor perimetral de grelha metálica que é acessível aos usuários dos escritórios como uma varanda. 

© Jorge Taboada

O desenho da pele metálica imprime ao conjunto um caráter muito peculiar. À certa distância e sob luz do dia, o edifício é percebido como um cubo metálico com uma textura marcada e angulada de sólidos e vazios triangulares. Esta textura sem padrão definido é feita através de dois triângulos retângulos que conformam um painel tridimensional. As diferentes composições dos triângulos, assim como a colocação aleatória dos painéis sobre a estrutura, nos permite criar uma rica textura metálica de percepção quase caótica. Durante a noite, esta pele de aço perde a solidez, devido ao fato de que a luz interior escapa pelas diminutas perfurações da lâmina, oferecendo um jogo de luzes e sombras muito interessante que, como de dia, aborda positivamente a paisagem urbana da cidade. 

Esquema

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Arco Sur 140, Pastoresa, Pacho Viejo, Ver., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Torre Olmo / LEAP Laboratorio en Arquitectura Progresiva" [Torre Olmo / LEAP Laboratorio en Arquitectura Progresiva] 14 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778744/torre-olmo-leap-laboratorio-en-arquitectura-progresiva> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.