Estúdio Madalena / Apiacás Arquitetos

Estúdio Madalena / Apiacás Arquitetos - Imagem 2 de 24Estúdio Madalena / Apiacás Arquitetos - Imagem 3 de 24Estúdio Madalena / Apiacás Arquitetos - Imagem 4 de 24Estúdio Madalena / Apiacás Arquitetos - Imagem 5 de 24Estúdio Madalena / Apiacás Arquitetos - Mais Imagens+ 19

São Paulo, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Leonardo Finotti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cortesia Concreto, Ferro e Aço Bertin, Lajes Pioli, Quartzolit, Serralheria Colombo
  • Arquitetos: Anderson Freitas, Acácia Furuya, Pedro Barros
  • Construção: Apiacás Arquitetos
  • Colaboradores: Bárbara Francelin, Marcelo Otsuka, Daniela Andrade, Maria Wolf, Ana Julia Chiozza, Leonor Vaz Pinto, Felipe Zorlini, Adriana Domingues, Matheus D’Almeida, Gabriela de Moura Campos, Lorran Siqueira, Vitor Costa, Francisco Veloso, Renato Kannebley, Accácio Mello
  • Projeto Estrutural: CCT ENGENHARIA
  • Projeto De Fundação: VWF FUNDAÇÕES
  • área Do Terreno: 500 m²
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Estúdio Madalena / Apiacás Arquitetos - Imagem 8 de 24
© Leonardo Finotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. A intenção principal do projeto foi criar uma praça no térreo, conformado pela extensão do passeio público e preservando a vista para a paisagem existente: em um primeiro plano, composta por casas de até dois andares, e, ao fundo, prédios altos marcando a ocupação característica do bairro de Pinheiros. Tirando o proveito da topografia original do terreno, essa praça-belvedere reafirma a vocação do bairro da Vila Madalena como “possuidora/provedora” de diversas situações de promenade, capazes de surpreender os pedestres que por ali circulam.

Estúdio Madalena / Apiacás Arquitetos - Imagem 14 de 24Estúdio Madalena / Apiacás Arquitetos - Imagem 22 de 24Estúdio Madalena / Apiacás Arquitetos - Imagem 12 de 24Estúdio Madalena / Apiacás Arquitetos - Imagem 23 de 24Estúdio Madalena / Apiacás Arquitetos - Mais Imagens+ 19

O programa que nos foi exigido pelo cliente contemplava dois programas completamente distintos: um espaço destinado à moradia e outro ao trabalho. Como não havia uma predefinição desses espaços, tivemos a oportunidade de nos apropriar do terreno em sua capacidade máxima permitida pela legislação. Portanto, o edifício desenvolve-se em dois volumes independentes para baixo e para cima da praça, cada qual com funções totalmente distintas, e mantendo a cota da rua desimpedida, livre de quaisquer obstáculos.

Estúdio Madalena / Apiacás Arquitetos - Imagem 3 de 24
© Leonardo Finotti

O terreno originalmente apresentava uma declividade acentuada e, a fim de permitir a integração de seu térreo com o passeio público, foi proposto um embasamento construído que reconfigura a topografia. Por estar abaixo do nível da rua, pode se ocupar o máximo da largura (perímetro) do lote, respeitando os recuos necessários. Esse embasamento organiza-se em dois espaços em um mesmo nível, interligados por pátios que acompanham o desnível do terreno.

Estúdio Madalena / Apiacás Arquitetos - Imagem 9 de 24
© Leonardo Finotti

A circulação vertical está estrategicamente instalada em uma das laterais da edificação. Um elemento capaz de transitar entre duas situações opostas sem obstruir o vazio externo ou os espaços construídos internamente. Suspenso por pilotis, o segundo volume é composto por dois pavimentos com plantas livres – característica comum em todo o projeto – provendo flexibilidade na apropriação pelos espaços aos usuários.

A construção teve o orçamento disponível como premissa principal. Para tanto, seguiu-se o método construtivo de uma obra recente do escritório no mesmo bairro: o Bar Mundial foi construído em estrutura metálica e painéis de concreto pré-fabricados, o que acelerou o tempo de execução da obra. Esse sistema de pré-fabricação com elementos de concreto foi desenvolvido pelo escritório com o intuito de subverter o uso de um material largamente empregado no Brasil. Frequentemente utilizados para a concretagem de lajes maciças, os painéis são aqui utilizados na vedação do edifício, em duplas que dão forma a paredes ocas executadas em tiras de 25 cm de largura com altura variável.

Estúdio Madalena / Apiacás Arquitetos - Imagem 10 de 24
© Leonardo Finotti

O embasamento foi feito em estrutura convencional de concreto tornando-se um muro pré-condicionado a desempenhar a função de consolidação do terreno. Foram intercalados painéis de concreto maciço e painéis ocos, prevalecendo a primeira opção em situações de contato com o solo e nas lajes que conformam a praça de acesso.

Estúdio Madalena / Apiacás Arquitetos - Imagem 11 de 24
Maquete

O volume suspenso é estruturado em vigas e pilares metálicos, que conferem leveza em sua execução. O sistema de painéis ocos é utilizado não somente nas vedações, mas também desempenham a função de laje em virtude de sua enorme capacidade de resistência mecânica - a laje foi pensada como uma sequência de vigas treliças com banzos (superior e inferior) em concreto e em ferro na sua armação interna. A construção desse volume suspenso foi feita, portanto, com a maior rapidez, já que não havia a necessidade de concretar o miolo da laje. Este aspecto reduz a carga na estrutura metálica e o custo final da obra.

A princípio um limitante para este projeto, a condição orçamentária acabou nos motivando a investigações de novas alternativas construtivas. Seu êxito consiste na execução de um espaço que não exigiu grande investimento e sem desperdício de materiais.

Estúdio Madalena / Apiacás Arquitetos - Imagem 7 de 24
© Leonardo Finotti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Estúdio Madalena / Apiacás Arquitetos" [Studio Madalena / Apiacás Arquitetos] 06 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778729/estudio-madalena-apiacas-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.