Hackathon Paulista: ajude a propor mobiliários urbanos para São Paulo

A crescente atuação de cidadãos para enfrentar os desafios urbanos de São Paulo como a convivência no espaço público, crise da água, agricultura urbana, reciclagem, entre outros, deixa claro que não devemos esperar que as soluções venham apenas do poder público.É preciso incentivar que a transformação da cidade seja cada vez mais participativa e coletiva, porque ao construirmos soluções juntos, podemos não só exercer uma cidadania ativa e concreta, como também fortalecer nossas comunidades.

Com esse intuito a incubadora São Paulo Lab lançou a iniciativa inovadora ‘Hackathon Paulista’. O objetivo é engajar os cidadãos na concepção e construção de mobiliários urbanos portáteis para todos aproveitarem a Paulista Aberta e outros espaços públicos da cidade.

Muitos desses espaços, independente de sua relevância e uso, são desprovidos de mobiliário e equipamentos urbanos de qualidade. Outros como as ruas de lazer, a Avenida Paulista e o Minhocão, abertos a pedestres aos domingos, tem um uso temporário e não podem ter mobiliários fixos. Então, por que não levar nossos próprios mobiliários a tiracolo, em mochilas ou bicicletas? 

A iniciativa se iniciou com a 'Chamada Criativa Hackathon Paulista', uma parceria entre a incubadora São Paulo Lab e a rede Minha Sampa, para qual todos podem enviar suas ideias de mobiliários portáteis. Para participar basta se inscrever no site, descrever sua ideia e enviar um esboço.

Um painel de especialistas em design e urbanismo, que conta com Maria Augusta Bueno (arquiteta e diretora do São Paulo Lab), Roni Hirsch (designer e diretor do Erê Lab) e o Coletivo Bijari (de artistas e arquitetos multimídia), irá selecionar as 3 melhores ideias enviadas para sairem do papel. Elas serão desenvolvidas e prototipadas durante a maratona de design Hackathon Paulista, no início do ano que vem, por seus autores e equipes com a mentoria de especialistas.

A inspiração para esse processo intenso e de duração rápida (uma semana) vem dos "hackathons" nos quais hackers e programadores de computação se encontram para desenvolver softwares. No caso do Hackathon Paulista os participantes irão trabalhar coletivamente para encontrar soluções inovadoras de design e assim garantir a qualidade e durabilidade dos mobiliários portáteis.

Ao final do Hackathon Paulista os projetos detalhados dos mobiliários, além de manuais e vídeos de como montar, serão compartilhados aberta e gratuitamente na plataforma "open source" da Incubadora São Paulo Lab, para que os cidadãos de São Paulo ou até de outras cidades do Brasil e do mundo possam construir seus mobiliários com as próprias mãos de forma barata e divertida, aproveitando materiais e produtos que já tenham em casa ou que possam ser adquiridos facilmente.

A inicitativa Hackathon Paulista está captando recursos coletivos na plataforma de crowdfunding Catarse. Para apoiar acesse: www.catarse.me/hackathonpaulista.

Além de ter seu nome reconhecido como apoiador do projeto são também oferecidas recompensas criativas para cada faixa de apoio que foram escolhidas e dedo para estimular a convivência nos espaços públicos: tapetes de grama para picnic no asfalto, mochila ecológica e os próprios mobiliários já prontos para usar.

São Paulo Lab Incubadora de Inovações Urbanas 

O São Paulo Lab, fez parte da rede global Studio-X da Universidade de Columbia entre 2010 e 2014. Seu papel era a difusão e troca de idéias para a cidade através dos eventos realizados como: a oficina “inundações urbanas”, o debate sobre tecnologias ecológicas “eco-tectonics”, a exposição interativa e série de oficinas que rodou o brasil “arquitetura não solicitada”, a série de encontros "reflexões urbanas" e o projeto multimídia sobre a natureza urbana “safari 1”.

Ao se tornar uma incubadora o objetivo do São Paulo Lab é fomentar soluções urbanas inovadoras que respondam aos diversos desafios urbanos enfrentados pelos cidadãos através de maratonas coletivas de prototipação e experimentação.

Para mais informações acesse: http://www.facebook.com/saopaulolab

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Hackathon Paulista: ajude a propor mobiliários urbanos para São Paulo" 11 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778648/hackathon-paulista-construcao-colaborativa-de-mobiliarios-urbanos-para-sao-paulo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.