Sede Hachette Livre / Jacques Ferrier Architectures

Sede Hachette Livre / Jacques Ferrier Architectures - Imagem 2 de 48Sede Hachette Livre / Jacques Ferrier Architectures - Imagem 3 de 48Sede Hachette Livre / Jacques Ferrier Architectures - Imagem 4 de 48Sede Hachette Livre / Jacques Ferrier Architectures - Imagem 5 de 48Sede Hachette Livre / Jacques Ferrier Architectures - Mais Imagens+ 43

  • Diretor De Projetos: Stéphane Vigoureux
  • Diretor De Rendering: Corentin Lespagnol
  • Gerente De Projetos: Adrian Garcin
  • Paisagismo: Agence TER
  • Estrutural: HDM Ingénierie SA
  • Economista: SOGETI Ingénierie
  • Acústica: ORFEA
  • Construção: ABCD
  • Consultoria Alta Qualidade Ambiental: SOGETI Ingénierie
  • Cidade: Vanves
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Sede Hachette Livre / Jacques Ferrier Architectures - Imagem 14 de 48
© Luc Boegly

Descrição enviada pela equipe de projeto. A complexidade do terreno exigiu antes de tudo uma revisão detalhada de sua construibilidade. Todas as restrições foram modelados na atual PLU (plan local d’urbanisme - plano de desenvolvimento urbano local) - alturas de construção, alinhamentos de rua, distâncias de edifícios em terrenos vizinhos - a fim de obter o maior volume de construível possível. A partir desta forma potencial, um modelo inicial foi desenvolvido, o que nos permitiu definir as várias opções de projeto possíveis no âmbito dos regulamentos atuais, assim como possíveis adaptações que poderiam ser previstas em caso de o PLU a ser revisto.

Sede Hachette Livre / Jacques Ferrier Architectures - Imagem 3 de 48
© Luc Boegly

Esta revisão estabeleceu as linhas gerais do projeto com respeito à sua localização urbana: os maiores volumes estão localizados frente à rua Jean Bleuzen, ao norte, e à linha férrea ao sul. A análise do terreno também revelou diferenças em escala que tiveram que ser consideradas: à oeste, a fachada rua faz fronteira com casas particulares, um edifício de escritórios vizinho ao leste e uma série de blocos de apartamentos altos para o sul-oeste estão impondo suas presenças no perímetro local.

Sede Hachette Livre / Jacques Ferrier Architectures - Imagem 4 de 48
© Luc Boegly

Estas escolhas foram rapidamente feitas. Primeiro, como o ângulo mais visível do terreno está a esquina noroeste, onde a entrada principal e esplanada estão localizadas. Desta esquina, a fachada oeste desvia para dentro, longe do perímetro do local, liberando uma área ao ar livre generosa: aqui, criamos um espaço verde extraordinário, o jardim-papiro, para todas as áreas comuns do edifício, espaços de acolhimento, espaços de apresentações, áreas de jantar, e assim por diante, que tivessem vistas ao exterior.

Sede Hachette Livre / Jacques Ferrier Architectures - Imagem 46 de 48
Planta Térreo

A partir destes pontos de vista, nós desenvolvemos então uma série de opções de projeto levando em conta não só a dimensão urbana, mas também a maneira que as pessoas trabalham e usam o edifício. Todos as unidades comerciais beneficiam de luz direta e vista para o exterior, e formam o que poderia ser considerado como o "envelope habitado" do edifício. Todas as fachadas estão equipadas com uma segunda "pele", na forma de um grande veneziana que filtra a luz natural. Desta forma, as fachadas são percebidas como unidades independentes, evitando a aparência mundana de um prédio de escritórios tradicional e criando uma forte imagem arquitetônica urbana.

Sede Hachette Livre / Jacques Ferrier Architectures - Imagem 9 de 48
© Luc Boegly

No coração de cada pavimento, nós combinamos fluxos de usuários e todas as outras funções de projeto em um único espaço fluido. O interior do edifício é o oposto de uma circulação convencional alinhada com uma gama de cores monótonas em suas laterais. A planta única permite uma variedade de opções de fluxo, e consequentemente também uma distribuição flexível e adaptável dos espaços entre as editoras e impressoras espalhadas em cada pavimento. O resultado é um espaço comuns bastante generoso, pontuado por pátios que unem uma série de atmosferas diferentes, capturando as personalidades individuais das diversas entidades presentes.

Sede Hachette Livre / Jacques Ferrier Architectures - Imagem 2 de 48
© Luc Boegly

A zona central que concentra a maior parte do fluxo de usuários forma o centro de gravidade deste espaço fluido, ligando-o diretamente com o café e restaurante, que possuem vista para o jardim papiro; uma paisagem única na região de Paris e uma extensão ao ar livre do piso térreo nos meses de verão. Este jardim, com as suas cortinas de vegetação, não só forma uma paisagem notável, mas também cria uma certa distância a partir do ambiente circundante. Enquanto privado, o jardim é sugerido a partir da rua, e acompanha o visitante a partir da esplanada até o hall de entrada criando uma imagem memorável para os visitantes e os ocupantes do edifício da mesma forma.

Sede Hachette Livre / Jacques Ferrier Architectures - Imagem 33 de 48
Detalhe

Os visitantes entram no edifício através da galeria de livros, onde uma série de prateleiras exibem publicações recentes ilustram a história de várias editoras do grupo. Depois de deixar a área da recepção, eles podem acessar os andares superiores por meio do núcleo central. Pessoas com credenciais VIPs, por outro lado, são levados até a galeria de recepção, mais aconchegante e uma extensão mais íntima da galeria de livros. Esta abre para a sala de exposições e uma sala de reuniões, que, em conjunto com a cafetaria e restaurante ao lado, podem ser adaptados para acomodar todos os tipos de eventos e atividades. Na galeria de recepção, um elevador VIP serve o andar superior, onde estão localizados o pavilhão no último piso, um espaço para reuniões e um de refeições adicionais. Está situado no coração de uma segunda canteiro de papiros e desfruta de vistas para o céu, criando um sofisticado espaço de recepção.

Sede Hachette Livre / Jacques Ferrier Architectures - Imagem 19 de 48
© Luc Boegly

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vanves, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede Hachette Livre / Jacques Ferrier Architectures" [Hachette Livre Headquarters / Jacques Ferrier Architecture] 11 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778622/sede-hachette-livre-jacques-ferrier-architectures> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.