Igreja da Ordem das Carmelitas Descalças / Tudor Radulescu

Igreja da Ordem das Carmelitas Descalças  / Tudor Radulescu - Mais Imagens+ 20

  • Gerente De Projetos E Coordenador Religioso: Architect Andrej Stefancic (Mizar Proiect, Bucharest)
  • Obras De Arte, Vitrais, Mosaicos: Marko Ivan Rupnik (Centro Aletti, Roma)
  • Projeto De Madeira Tradicional: Architect Ioan Radulescu (Bee Architects, Bucharest)
  • Laminada Colada De Madeira: Moretti Interholz
  • Responsável Por Gerenciar O Projeto: Engineer Giuseppe Sacchetti
  • Supervisor Do Local: Father Antonio Prestipino
  • Cidade: Snagov
  • País: Romênia
Mais informaçõesMenos informações
© Viorel Plesca

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Complexo Monacal é um local de culto para os monges da Ordem das Carmelitas Descalças, uma ordem contemplativa conhecida por sua austeridade. A partir disso, criou-se um conceito - inspirado na arquitetura tradicional romena, mas de forma reinterpretada, modernizada e adaptada às necessidades atuais.

© Viorel Plesca

O desejo do cliente era eliminar a associação entre os ornamentos e detalhes da construção aos símbolos religiosos, mas, ao mesmo tempo, construir sem profanar o local de maneira alguma.

Planta Térreo

Encontrar e assumir a arquitetura tradicional foi um grande ganho para o projeto, além de uma grande expediência.

A austeridade da ordem e a simplicidade da arquitetura tradicional romena relacionam-se muito bem. Simplicidade não significa a eliminação total do adorno, mas utiliza-lo de forma a chamar atenção a ele. Criou-se um jogo de branco e perto nas fachadas de madeira - inspirado na arte da carpintaria. A cabeça do cavalo, símbolo da maestria, é o fio condutor do detalhe enquadrado, onde as janelas e painéis demarcados impõem um ritmo, onde pilares de madeira maciça 

© Viorel Plesca

A torre, o monastério, a casa de hóspedes e a igreja em conjunto dão luz a dois pátios. Um para o ritual, exclusivo para os monges, e outro, maior, que desempenha um papel de congregação para a paz e o descanso espiritual.

Corte 3

Todo o conjunto leva o escudo tradicional, não como cópia, mas como reinterpretação, porém a igreja vai além, e se esconde no interior de um universo único, uma interpretação moderna da antiga estrutura, um fluxo especial das forças. A imagem do antigo arco leva à beleza da estrutura de madeira, que sempre esteve oculta em outras épocas. O arco apoia-se sobre 12 pilares, apoios de madeira laminada, que unem as paredes e chegam ao solo em embasamentos de concreto sólido. O piso de zebra, um granito natural, faz a transição da obscuridade à luz, do profano ao divino.

© Viorel Plesca

Passando por cima do solo de vidro que cobre a cripta, onde o fogo eterno nos remete ao lugar de onde viemos e ao qual voltaremos algum dia. A porta de entrada da igreja é uma porta de madeira maciça com elementos de bronze e a temática da Anunciação. Madeira lixada à mão e uma faixa de vidro transparente convidam a entrar.

© Viorel Plesca

Os vitrais são em tons simples de amarelo suave, desenhadas para emoldurar a pequena e fina estrutura de madeira. O mosaico preenche todo o altar, trazendo - indiretamente - a luz ao interior da igreja. Varandas laterais apoiam-se na estrutura de madeira com o fluxo metálico das faixas, um elemento que nasce da necessidade de atenuar uma possível estrutura maciça e pesada na área central, que poderia gerar uma falta de harmonia.

Corte 2

Na era das novas tecnologias de transição no campo da construção e, em particular, em uma época de surgimento de novos programas e de avanços na temática de projetos nos quais a alternativa moderna, dando espaço à tradição, onde a função cumpre os requisitos de idade e antiguidade.

© Viorel Plesca

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Snagov 077165, Romênia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Igreja da Ordem das Carmelitas Descalças / Tudor Radulescu" [The Church of the Order of Discalced Carmelites / Tudor Radulescu] 15 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778610/igreja-da-ordem-das-carmelitas-descalcas-tudor-radulescu> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.