Casa Rana / Made in Earth

Casa Rana / Made in Earth - Mais Imagens+ 21

Tiruvannamalai, Índia
  • Arquitetos: Made in Earth
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Equipe De Projeto: M. Cosenza, G.C. Genito, A. Palmieri, F. Scognamillo, A. Turchi, T. Varriale
  • Consultores: Energia & Ambiente srl
  • Fundadores: G. Artese, A. Catani, A. Catapano, E. Ciccarelli, M. Gaeta, S. Gorini, D. Lama, S. Riccio, F. Sciarelli
  • Doador: Mr. Roberto Grassi
  • Beneficiário: Terre des Hommes Core Trust
  • Cidade: Tiruvannamalai
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de Made in Earth

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando realmente projetada para as pessoas, a arquitetura melhora o ambiente e auxilia as vidas humanas. Guiados por este objetivo global, em 2010, a organização italiana sem fins lucrativos Made in Earth (MiE) começou a colaborar com a ONG indiana Terre des Hommes Core Trust: o objetivo era criar uma rede integrada de edifícios e atividades para as comunidades locais necessitadas na região de Tamil Nadu, seguindo-os desde a primeira infância e continuando através de sua educação e para além dela.

Planta Baixa - Térreo

Implantado num contexto verde em Anaipirandhan Village, Tiruvannamalai, o projeto Casa Rana é o primeiro projeto concluído, sendo parte de um programa especial de assistência a crianças abandonadas ou órfãs. A casa de acolhimento abriga quinze crianças HIV-positivas em um ambiente familiar amoroso onde eles também são envolvidos em treinamentos profissionalizantes e atividades educativas.

Cortesia de Made in Earth

A estrutura do edifício é composta por duas lajes de concreto monolítico, uma laje de piso erguida e a cobertura caminhável. Entre elas, cinco caixas de tijolos coloridos são livremente dispostas e contém todas as funções necessárias: três dormitórios, quarto da "mãe adotiva" e escritório, banheiros compartilhados, sala de estar e uma cozinha com uma despensa separada. Os espaços internos vazios definem locais de recolhimento e de distribuição. Volumes coloridos esticados para fora da cobertura plana como claraboias e chaminés de ventilação natural, lembram brinquedos de construção. Uma cortina de bambu envelopa a parede da casa, criando áreas sombreadas entre espaços interiores e exteriores.

O processo de projeto envolveu todos os usuários e focou especialmente na participação das crianças com atividades de desenho e jogos.

Cortesia de Made in Earth

A planta do do projeto leva em conta diferentes necessidades: as crianças sentem-se protegidas e livres para brincar, enquanto as "mães" podem estar confiantes para gerenciar suas condutas.

Cortesia de Made in Earth

O projeto considera o contexto local em termos de recursos, materiais de construção, conhecimento dos trabalhadores, bem como custos sociais e técnicos. Trabalhando em países do terceiro mundo, os arquitetos precisam esquecer visões bucólicas e lidar com realidades complicadas onde, por exemplo, o concreto é, por vezes, mais acessível e prontamente disponíveis do que o bambu. Portanto, a Casa Rana trabalha com técnicas tradicionais de construção e produtos de mercado.

Detalhe

A fase de construção envolveu o mão de obra local e outros membros da comunidade para promover a autonomia e atingir a inclusão social.

Como uma espécie de acupuntura urbana, este sistema sinérgico de intervenções de pequena escala pode ser gerido pela comunidade garantindo o senso de apropriação e reforçando a identidade.

Cortesia de Made in Earth

Nossos projetos são parte de um sistema de intervenções de pequena escala que podem ser gerenciados pela comunidade. Isso, então, garante um sentido de propriedade e reforça a identidade local. Além da oportunidade estimulante oferecida por cada projeto, MiE apoia programas e assistências integradas locais em outros projetos direcionados à comunidade. A missão do MiE é combinar valores éticos e estéticos, a fim de proteger a dignidade das pessoas, com uma verdadeira atenção às suas necessidades. Desta forma, a arquitetura torna-se a chance de buscar maiores objetivos - esta é nossa ideia de sustentabilidade.

Cortesia de Made in Earth

O programa em curso visa restaurar gradualmente e revitalizar os materiais e sistemas construtivos tradicionais para preservar as diversidades culturais. Oferece serviços de arquitetura para projetos humanitários e age para conectar beneficiários, organizações locais e doadores dispostos a financiar projetos de cooperação para o desenvolvimento. Made in Earth busca recursos, coordena as atividades, combina as competências locais e sua experiência profissional para auxiliar programas direcionados à comunidade.

Fachada Norte
Corte

Originalmente publicado em Dezembro 14, 2015

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Rana / Made in Earth" [Rana House / Made in Earth] 25 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778446/casa-rana-made-in-earth> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.