Florianópolis terá ponto de ônibus equipado com painéis fotovoltaicos e cobertura verde

Será construído em Florianópolis o protótipo do primeiro ponto de ônibus equipado com painéis fotovoltaicos e cobertura verde do Brasil. Desenvolvida pelo Núcleo de Paisagismo da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), a proposta, que terá sua primeira (e por enquanto única) unidade instalada no dia 8 deste mês, mescla dispositivos de geração de energia limpa, coleta de água pluvial, vegetação e inclusive tomadas para que os usuários do transporte público possam recarregar seus celulares.

A estrutura de aço também o torna totalmente reciclável. O forro da cobertura e os bancos são feitos com chapas de madeira plástica, produzidas a partir da reciclagem de materiais plásticos no Presídio Agrícola de Palhoça, município da Grande Florianópolis. O ponto de ônibus também destina um espaço exclusivo para facilitar a acessibilidade dos cadeirantes. Ainda estão previstas a instalação de um bicicletário e de um painel para fornecer informações das linhas de ônibus que passam pela parada.

Foto: Acif / Reprodução

A iniciativa tem o apoio do Projeto Empreender Competitivo 2013-2015, uma parceria entre a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) com o Sebrae, e administrado no estado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).

Segundo a coordenadora do núcleo, Maria Cecília Guinle, o espaço é resultado de vários estudos sobre abrigos de ônibus pelo mundo e é, com todos os itens que comporta, o único deste tipo no Brasil. "Reunimos modelos instalados em grandes cidades como Amsterdã, Paris, Boston, Califórnia, Miami e outras aqui do Brasil, e buscamos mesclar as coisas interessantes de cada uma para montar um lugar em que o usuário tenha conforto e comodidade enquanto espera pelo transporte", comentou Guinle ao portal Click RBS. 

Foto: Acif / Reprodução

Nota-se, no entanto, a ausência apuro estético no projeto, cabendo-lhe, quase que unicamente, o papel de ser funcional. Embora seja um protótipo e não se tenha previsão de implementar a proposta em escala urbana ou regional, trata-se ainda de um equipamento urbano que será colocado na cidade e interferirá no cotidiano dos cidadãos, devendo, assim, ser desenvolvido em todos os aspectos: funcionais, estéticos, econômicos etc. 

A inciativa é, todavia, notável por seu pioneirismo e não podemos deixar de desejar que novas versões do protótipo sejam desenvolvidas, contanto que levam em consideração estes outros fatores. 

Tem alguma opinião sobre este projeto especificamente ou sobre iniciativas semelhantes? Deixe seu comentário na seção abaixo.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Florianópolis terá ponto de ônibus equipado com painéis fotovoltaicos e cobertura verde" 07 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778303/florianopolis-tera-ponto-de-onibus-com-paineis-fotovoltaicos-e-cobertura-verde> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.