Colomina e Wigley anunciam o tema da Bienal de Design de Istambul 2016: "Somos Humanos?"

Em uma coletiva de imprensa realizada recentemente na Istanbul Archaeological Museums Library, os curadors da 3ª Bienal de Design de Istambul , Beatriz Colomina e Mark Wigley, anunciaram o ema do evento que acontecerá no próximo ano: “ARE WE HUMAN?: The Design of the Species: 2 seconds, 2 days, 2 years, 200 years, 200,000 years" [ou, SOMOS HUMANOS?: O Design das Espécies: 2 segundos, 2 dias, 2 anos, 200 anos, 200.000 anos]. O evento, que acontecerá entre os dias 22 de outubro e 4 de dezembro de 2016, pretende combinar elementos de mídia documental e projetos arqueológicos e, segundo os curadores, "explorará a íntima relação entre os conceitos de 'design' e 'humano'".

Organizada pela Fundação de Cultura e Arte de Istambul (IKSV), a Bienal apresentará projetos atuais juntamente com artefatos antigos com o objetivo de explorar a história do design de nossas espécies, tendo como recorte temporal não os tradicionais dois anos de todas as Bienais, mas "dos últimos 2 segundos aos últimos 200.000 anos". 

"O design sempre se apresenta servindo os humanos mas sua ambição real é reprojetar os humanos. A história do design é, portanto, a história dos conceitos evolutivos dos humanos. Falar de design é falar do estado de nossas espécies. Humanos sempre foram radicalmente remodelados pelos artefatos de design  que eles produzem e o mundo do design continua expandindo."

Para explorar este tema, o ano da Bienal será repleto de eventos, aulas, workshops e discussões online e, inclusive, chamada para vídeos que respondam as oito proposições a seguir colocadas por Colomina e Wigley:

  1. O design é sempre um design do humano
  2. O ser humano é o animal que projeta
  3. Nossa espécie está completamente suspensa por infinitas camadas de design
  4. O design radicalmente expande a capacidade humana
  5. O design rotineiramente constrói desigualdades radicais
  6. Design é também o design da negligência
  7. O “bom design” é anestético
  8. O design sem o ingrediente anestético levanta questões urgentes sobre nossa humanidade

Juntamente com Colomina e Wigley, a exposição de arquitetura da será produzida por Andrés Jaque e o Office for Political Innovation (incluindo Roberto Gonzalez Garcia, Laura Mora e Federico Landi)m ao passo que o design gráfico será priduzido por jovens designers da Turquia, entre os quais Pemra Ataç, Yetkin Başarır, Özge Güven, Okay Karadayılar e Sarp Sözdinler. Evangelos Kotsioris será o curador assistente e Iván López Munuera dirigirá a seção online do evento. Deniz Ova é o atual diretor da Bienal de Design de Istambul.

A terceira edição da Bienal acontecerá entre os dias 22 de outubro e 4 de dezembro de 2016 na Galata Greek Primary School, no DEPO e no Studio-X. Os detalhes relativos À chamada de contribuições serão divulgados aqui no dia 1 de fevereiro de 2016. Os detalhes do programa da Bienal serão anunciados em meados do próximo ano.

Para mais informações, acesse a página da Fundação de Cultura e Arte de Istambul (IKSV)

Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "Colomina e Wigley anunciam o tema da Bienal de Design de Istambul 2016: "Somos Humanos?"" [Colomina and Wigley Announce Theme For 2016 Istanbul Design Biennial: "Are We Human?"] 05 Dez 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778145/colomina-e-wigley-anunciam-o-tema-da-bienal-de-design-de-istambul-2016-somos-humanos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.