Residência Montebar / JMA

Residência Montebar / JMA

Residência Montebar / JMA - Mais Imagens+ 12

Medeglia, Suíça
  • Arquitetos: JMA; JMA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jacopo Mascheroni
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acqua Risolta
  • Estrutura: Messi & Associati, Bellinzona - Suíça
  • Projeto Elétrico: Alternativa Energetica, Sigirino - Suíça
  • Estrutura Pré Fabricada: Rihter, Ljubno ob Savinji - Eslovênia
  • Fachada: Geos Italy, San Mauro T.se (Torino) - Itália
  • Janelas E Fachada: Casma Involucri Edilizi, Pinerolo (Torino) – Itália
  • Impermeabilização: Acqua Risolta, Quinto Vicentino (Vicenza) – Itália
  • Iluminação: Oty Light, Scorzè (Venezia) - Itália
  • Projeto Hidráulico: Acqua Design, San Donà di Piave (Venezia) – Itália
  • Autores: Jacopo Mascheroni, Diego Magrì
  • Cidade: Medeglia
  • País: Suíça
Mais informaçõesMenos informações
© Jacopo Mascheroni

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência Montebar é uma casa de madeira pré-fabricada que encontra-se em um ponto panorâmico com vista para os alpes suíços, em uma posição privilegiada com a luz do sol durante as quatro estações do ano. 

© Jacopo Mascheroni

O projeto foi criado a partir do código de construção local, que impõe que cada casa tenha o telhado cinza escuro e inclinado para uma melhor integração com o meio ambiente. A partir desta restrição, a ideia se tornou uma solução homogênea utilizando o mesmo material para o telhado e fachadas, a fim de criar um aspecto monolítico, como uma pedra na paisagem.

© Jacopo Mascheroni

A única exceção é a fachada sul, de frente para o vale, que oferece uma espetacular vista de 180 graus, que inclui a área de estar e se dobra criando um espaço aberto para ser usado nos meses mais quentes.

Planta Baixa

A casa foi colocada na beira de uma encosta com vinhedos a poucos metros abaixo e ao redor. Ela foi construída com elementos pré-fabricados de madeira e isolamento térmico, ideal para este tipo de clima. Toda a estrutura foi montada em poucos dias. O material do revestimento externo é uma fachada ventilada com porcelanato e um sistema de fixação invisível. Para completar a eficiência energética da casa, a fachada de vidro da sala de estar tem uma parede de cortina com perfis horizontais de alumínio. As outras janelas têm um perfil de alumínio com vidro triplo isolante.

© Jacopo Mascheroni

Grande parte da fase de concepção foi investigando várias opções para o revestimento exterior, a fim de alcançar superfícies niveladas e obter uma forma pura e simples. Cada face do envelope foi concebido telha por telha, com um padrão dinâmico composta com três formatos diferentes.

© Jacopo Mascheroni

O mesmo porcelanato foi aplicado nas persianas para corresponder e alinhar com o padrão da fachada quando elas estão fechadas. O telhado de seis águas se direciona à montanha e foi calibrado para ter a face maior com a mesma inclinação da montanha, para uma melhor integração com a paisagem.

© Jacopo Mascheroni

Foram adotados elevados padrões de economia de energia para manter baixos custos de manutenção durante as quatro estações. Além da fachada de alto desempenho, o piso aquecido é alimentado por uma bomba elétrica e toda a iluminação é com luzes led. O resfriamento durante os meses de verão acontece por ventilação natural, com o ar mais frio que sobe do riacho, no lado ocidental, cruzando toda a casa. A casa possui uma área de estar no lado sul, três dormitórios, uma sala de estudos, dois banheiros, uma lavanderia, e um depósito e é organizada em um nível, exceto os dois dormitórios das crianças, que possuem altura dupla e têm um loft com cama e televisão.

© Jacopo Mascheroni

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Residência Montebar / JMA" [Montebar Villa / JMA] 11 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778125/montebar-villa-jma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.