Centro de Visitantes do Teatro Romano de Málaga / Tejedor Linares & asociados

Centro de Visitantes do Teatro Romano de Málaga / Tejedor Linares & asociados - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: Tejedor Linares & asociados; Tejedor Linares & asociados
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2010
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fernando Alda
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Secrisa
  • Colaboradores: Pedro Lobato Vida, Víctor Baztán Cascales, Antonio Alba Molina
  • Promoção: Consejería de Cultura. Junta de Andalucía
  • Construção: Hermanos Campano S.L.
  • Desenhos: Tejedor Linares & asociados
  • Arquitetos Responsáveis: Tejedor Linares & asociados, Antonio Tejedor Cabrera, Mercedes Linares Gómez del Pulgar
  • Cidade: Málaga
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Fernando Alda

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Teatro Romano de Málaga é um monumento protegido localizado na encosta de uma fortaleza Espanho-Moura de Alcazaba e poucos metros do Palácio da Alfândega, que logo abrigará o Museu de Málaga. Se a conservação e restauração do Teatro é um alvo central deste grande planejamento de patrimônio cultural, não é menos importante a integração com os edifícios restantes da cidade e com a vida urbana. O Centro de Visitantes é projetado como o primeiro passo para incorporar definitivamente o Teatro Romano nos novos espaços públicos gerados na parte posterior ao Museu de Picasso. Desta maneira, o Centro está inserido em um grande eixo cultural que cobre a Rua Alcazabilla e que passa entre a Casa de Picasso, a Alcazaba, o Museu de Málaga e o Museu de Picasso. Antiguidade e modernidade, passado e futuro estão resumidos simbolicamente em menos de um quilômetro de rotas urbanas.

© Fernando Alda
Corte
© Fernando Alda

O abstrato, leve e isento ocupa uma posição lateral que não interfere na visão de nenhuma parte do Teatro, e ao mesmo tempo estabelece sua relação com os edifícios de maior volume na Rua Alcazabilla. O Centro de Visitante é formado como uma porta de entrada para o terreno, como um ponto de afirmação e atração para o vistante.

© Fernando Alda

Do ponto de vista da aparência dos edifícios, os materiais básicos são dois: painéis planos baseados em resinas térmicas acabados em madeira que envolve a parte frontal, a cobertura e a rampa de acesso ao Teatro, um material escolhido para conferir uma aparência de leveza para o cubo; e vidros serigrafados que estabelecem uma relação única e direta com os vestígios arqueológicos, sendo ao mesmo tempo uma janela para contemplação e uma reflexão para sua cor. No interior, que receberá a exposição do museu, o pavimento do piso é em placas de madeira de iroko. No exterior, a parede de contenção de concreto colorido e a pedra calcária cor creme se integram perfeitamente com as tonalidades do solo que estão aparentes nas ruínas do Teatro, da colina e das paredes da Alcazaba.

© Fernando Alda
Implantação
© Fernando Alda

A aparência de leveza e autonomia da caixa que parece sobrevoar sobre o nível arqueológico é reforçada pelo uso de vidro serigrafado com uma superfície em bronze que reúne as leis da Prefeitura Romana de Malaca no último século e pelo uso da madeira que remete à natureza provisória. O texto em latim, fora do contexto do seu apoio inicial em bronze, se transforma em uma textura, em um fundo enigmático que borra a presença da caixa. Mas, ao mesmo tempo, sem cair no excesso de publicidade, a frente em vidro atua como uma chamada para o visitante a conhecer melhor um patrimônio cultural emergente extraordinário.

© Fernando Alda

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calle Alcazabilla, Málaga, Málaga, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Visitantes do Teatro Romano de Málaga / Tejedor Linares & asociados" [Visitor Center of the Roman Theatre of Malaga / Tejedor Linares & asociados] 06 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778115/cetro-de-visitantes-do-teatro-romano-de-malaga-tejedor-linares-and-asociados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.