Pavilhão de Energia 5CUBE / de Siún Scullion Architects

Pavilhão de Energia 5CUBE / de Siún Scullion Architects - Imagem 2 de 26Pavilhão de Energia 5CUBE / de Siún Scullion Architects - Imagem 3 de 26Pavilhão de Energia 5CUBE / de Siún Scullion Architects - Imagem 4 de 26Pavilhão de Energia 5CUBE / de Siún Scullion Architects - Imagem 5 de 26Pavilhão de Energia 5CUBE / de Siún Scullion Architects - Mais Imagens+ 21

  • Equipe: Declan Scullion, Mícheál de Siún
  • Desenho Estrutural: CORA Consulting Engineers
  • Engenharia Estrutural: Casey O’Rourke Associates
  • Engenharia Elétrica: IN2 Engineers
  • Cidade: Dublin
  • País: Irlanda
Mais informaçõesMenos informações
Pavilhão de Energia 5CUBE / de Siún Scullion Architects - Imagem 14 de 26
© Ros Kavanagh

Descrição enviada pela equipe de projeto. 5CUBE é um pavilhão semi-permanente localizado em Hanover Quay, Dublin, que representa fisicamente o volume de petróleo consumido a cada cinco minutos na Irlanda. Ele foi projetado por Declan Scullion do escritório de arquitetura Siun Scullion Architects.

Pavilhão de Energia 5CUBE / de Siún Scullion Architects - Imagem 6 de 26
© Ros Kavanagh

O 5CUBE é o resultado de um concurso financiado pela UE para promover o uso de energia renovável através de várias iniciativas em toda a Europa. O concurso foi aberto a todas as disciplinas e a missão consistia em criar um recurso de energia renovável capaz de ser replicado em vários lugares.

Pavilhão de Energia 5CUBE / de Siún Scullion Architects - Imagem 18 de 26
Planta Baixa

O volume representa 473 barris de petróleo, medindo 4,2 metros cúbicos, e é envolto por painéis de vidro preto. O conceito por trás do pavilhão foi desenvolver um símbolo facilmente replicável do consumo, que pode ser escalado para cima ou para baixo, e que iria confrontar o público com a taxa atual de uso de combustíveis fósseis.

Pavilhão de Energia 5CUBE / de Siún Scullion Architects - Imagem 4 de 26
© Ros Kavanagh

O  5CUBE pode ser facilmente desmontado e deslocado para outros lugares. Não precisa de fundações, apenas caixas cheias de areia dentro. A ideia é que a instalação apareça em algum lugar novo da noite pro dia e em seguida desapareça novamente. Um monolito silencioso, surreal e misterioso.

Pavilhão de Energia 5CUBE / de Siún Scullion Architects - Imagem 8 de 26
© Ros Kavanagh

Além do volume de óleo que está sendo consumido, há também duas fachadas espelhados nos lados opostos da caixa. No lado leste, onde o sol nasce, uma alta faixa de 50 centímetros representa (em BOE, ou Barril de Óleo Equivalente) quanta energia veio de fontes renováveis nos mesmos cinco minutos. Na frente, na fachada oeste, uma outra tira espelhada maior representa o volume alvo da Irlanda de energia proveniente de fontes renováveis para 2020.

Pavilhão de Energia 5CUBE / de Siún Scullion Architects - Imagem 16 de 26
© Ros Kavanagh

Dentro das duas faixas espelhadas as pessoas podem olhar para a caixa e ver o céu refletido de várias maneiras, criando uma ilusão de um céu infinito dentro da caixa.

Pavilhão de Energia 5CUBE / de Siún Scullion Architects - Imagem 22 de 26
Corte

O céu foi selecionado como um meio de representar todas as múltiplas formas de energia renovável, em oposição à massa de vidro preta brilhante representando o petróleo. 

Pavilhão de Energia 5CUBE / de Siún Scullion Architects - Imagem 7 de 26
© Ros Kavanagh

O telhado gera energia através de painéis fotovoltaicos e ilumina o interior, que cria um reflexo sutil à noite. O 5CUBE é literalmente brilhante com a sua própria fonte de energia interna.

Pavilhão de Energia 5CUBE / de Siún Scullion Architects - Imagem 15 de 26
© Ros Kavanagh

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Hanover Quay, Dublin, Irlanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão de Energia 5CUBE / de Siún Scullion Architects" [5CUBE Energy Pavilion / de Siún Scullion Architects] 02 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777973/pavilhao-de-energia-5cube-de-siun-scullion-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.