Brastemp e a evolução de cozinhas residenciais

As cozinhas, assim como todos os ambientes da casa, sofrem influência dos hábitos e da tecnologia disponível em cada época. Conheça um pouco melhor essa evolução.

NO BRASIL COLÔNIA

Nessa época, a cozinha ficava afastada da casa principal, protegida apenas por uma simples cobertura de telhas coloniais. A estrutura que a cozinheira (índia ou escrava) dispunha era tão precária que a própria precisava trabalhar de cócoras, já que as foram de assar eram: manter o alimento elevado sobre o fogo, ou dentro do forno escavado no piso.

 ENTRE OS SÉCULOS XVIII E XX    

No início do século XVIII a cozinha começa a se aproximar da casa principal, mas ainda era posicionada fora da residência. O fogão elevou-se do nível do piso e água, antes muito pouco utilizada devido à dificuldade de transporte, começou a ser mais frequente após a invenção das torneiras.  
Somente na segunda metade do século XIX que a cozinha passa a ser construída no interior da casa principal, ainda que aos fundos dela. Foi nessa época que se criou um método de refrigeração: passou-se a guardar grandes barras de gelo nos armários junto às bebidas e alimentos, fazendo com que os mesmos durassem mais tempo.
As grandes mudanças aconteceram, de fato, no século XX com a difusão da energia elétrica. Dessa maneira, as empresas passaram a investir em eletrodomésticos que facilitassem o trabalho das donas de casa (não mais empregadas), responsável pelos cuidados da casa.      
Nos anos 1950, a cozinha ficava anexa à copa e era o ambiente de encontro familiar. Na década de 1980, passou-se a unir sala de estar e cozinha como ambientes complementares. E nos anos nasce a cozinha gourmet: onde área social e se serviço passa a ser um ambiente único.        

SÉCULO XXI 
No século XXI, as cozinhas começam a evoluir seguindo um novo conceito onde a cozinha passa a ser o ambiente integrados entre os outros cômodos da casa, sendo destaque entre eles já que faz parte da sala de estar e torna-se um importante espaço de convivência entre os moradores e as visitas.

© Brastemp Vitreous

Assim, a linha Brastemp lança uma nova linha que chega ao mercado trazendo esse novo conceito de cozinha com o intuito de potencializar as experiências dos consumidores.
A nova linha Brastemp Vitreous® traz um importante diferencial tecnológico muito importante: os eletrodomésticos são uma solução completa que traz o vidro branco como principal elemento de design, sofisticação e exclusividade, assegurando também facilidade e praticidade na vida cotidiana dos novos moradores do século XXI. A linha conta com eletrodomésticos como: refrigerador, cooktops de indução e a gás, forno elétrico, micro-ondas, coifas de ilha e parede e lava-louças.

A Brastemp® lança a Linha Vitreous®apostando no vidro branco como tendência para as cozinhas, que também representa uma alternativa às linhas de inox. Ao mesmo tempo em que a cor traz um ambiente etéreo e elegante, o vidro confere nobreza e durabilidade e design único para os produtos.

Os novos produtos apresentam toda a inovação tecnológica e durabilidade de uma linha exclusiva em vidro branco, como alternativa às linhas de aço inox, conferindo tranquilidade, sutileza e uma neutralidade ímpar para o ambiente.

© Brastemp Vitreous

Produtos que compõe a linha Vitreous®

© Brastemp Vitreous

Refrigerador
A Geladeira Brastemp® Vitreous® Side Inverse® combina alta capacidade de armazenamento e aproveitamento inteligente do espaço interno. Seu acabamento exclusivo em vidro branco com painel de controle touch integrado é referência em sofisticação. Gela alimentos rapidamente e nunca fica sem gelo, desde que é a abasteça com água, com as funções Turbo Freezer e Ice Maker.

Cooktop de Indução
O Cooktop de Indução Brastemp® Vitreous®eleva o estilo da sua cozinha, garantindo ainda maior rapidez e precisão nos detalhes através da tecnologia de indução. O recurso Smart Zone possui zonas de cocção interligadas, ideais para travessas e panelas grandes. A função Power Booster confere maior potência para fervura rápida, enquanto a função Trava impede o acionamento acidental das zonas de cocção, com segurança inteligente.

Cooktop gás
O Cooktop Brastemp® Vitreous® confere um senso superior de estilo à sua cozinha com seu acabamento exclusivo em vidro branco. Suas grades de ferro fundido trazem mais robustez e estabilidade no manuseio das panelas. Os botões removíveis com acabamento em aço inoxidável somam sofisticação ao design, enquanto a Dupla-chama oferece maior potência no preparo de suas receitas.

Forno elétrico
Com seu acabamento impecável em vidro branco, o Forno Brastemp® Vitreous® de Embutir Elétrico® faz da sua cozinha uma referência de estilo. Ganhe agilidade com o pré-aquecimento rápido e precisão com 30 receitas pré-programadas. Com suas funções especiais, experimente saborosos grelhados e assados suculentos e asse carnes e tortas simultaneamente sem mistura de aromas.

Micro-ondas
O Micro-ondas de Embutir Brastemp® Vitreous® conta com um acabamento em vidro branco trazendo toda a sofisticação para sua cozinha. O produto tem uma super capacidade de 40L, 58 receitas pré-programadas e ainda conta com funções como Grill, Crisp e Cozinhar no vapor para extrair o melhor resultado em seus preparos.

Coifa - luminária de ilha
A Coifa Luminária Brastemp® Vitreous®de ilha tem design único, que traz inspiração para qualquer decoração. Sofisticação e alta performance com 3 velocidades ajustáveis, além de 10 opções de cores de iluminação.

Coifa - parede
Com seu design incomparável e acabamento em vidro branco, a Coifa Brastemp Vitreous® de parede inspira elegância única. Estilo e alta performance com 3 velocidades ajustáveis e função Sucção Perimetral, que aumenta a área de sucção e garante operação em alta potência com baixo nível de ruído, para um ambiente livre de odores.

Lava-louças
A Lava-louças Brastemp® Vitreous®14 Serviços de embutir traz performance e elegância à sua cozinha. Seu exclusivo acabamento em vidro branco soma estilo a qualquer decoração. Ela traz a função Ciclo Automático que identifica o nível de sujeira e programa a lava-louças automaticamente. A função Secagem a Vapor garante eficiência e brilho com um acabamento impecável. Regule o espaçamento das fileiras para adaptar o cesto a diferentes formatos e tamanhos de louças.

Nova Linha Brastemp Vitreous

© Brastemp Vitreous

Para saber mais sobre esse e outros produtos, acesse o Catálogo de Produtos de Brastemp® em Materials ou vá diretamente a www.brastemp.com.br.

Sobre este autor
Cita: Materials. "Brastemp e a evolução de cozinhas residenciais" 01 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777957/brastemp-e-a-evolucao-de-cozinhas-residenciais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.