Apartamento Polidance / Casa100 Arquitetura

Apartamento Polidance / Casa100 Arquitetura - BancadaApartamento Polidance / Casa100 Arquitetura - Bancada, Cozinha, PiaApartamento Polidance / Casa100 Arquitetura - Sofá, MesaApartamento Polidance / Casa100 Arquitetura - Mesa, CadeiraApartamento Polidance / Casa100 Arquitetura - Mais Imagens+ 16

  • Iluminação: Casa100 Arquitetura
  • Construção: Chapolim Reformas
  • Autores: Diogo Luz e José Guilherme Carceles
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Polidance / Casa100 Arquitetura - Mesa
© Quadra 2 Fotografia

Descrição enviada pela equipe de projeto. O advogado Daniel Dias, de 26 anos, queria transformar seu apartamento de 70m², localizado no Itaim Bibi (SP), em um espaço para receber seus amigos e eventualmente dar festas. Esta foi a única orientação que ele deu aos arquitetos do escritório Casa 100, José Guilherme Carceles e Diogo Luz, responsáveis pela reforma.

Com soluções práticas e criativas a dupla aproveitou cada espaço do imóvel e criou ambientes despojados e passíveis de transformação para receber jantares entre amigos, happy hours e até mesmo pequenas festas. O imóvel de um dormitório, cozinha aberta, lavanderia, um lavabo e um banheiro, ganhou uma ampla área social, que em 50 metros quadrados acomoda até vinte pessoas, devido as variações de ambientes que a marcenaria pode proporcionar.

Apartamento Polidance / Casa100 Arquitetura - Sofá, Mesa, Viga
© Quadra 2 Fotografia

“A nossa ideia era criar um ambiente espaçoso, com peças móveis e que posteriormente pudessem ser embutidas para facilitar a arrumação. O resultado foi um apartamento que pode ser composto de diversas maneiras. A mesa de jantar e o bar, por exemplo, podem ser facilmente carregados para qualquer lugar”, explica Carceles.

Objetos de design – como a luminária Medusa no hall e as cadeiras Chair One vermelhas – trazem um ar contemporâneo para o imóvel, e obras de artistas de rua, e a laje de concreto aparente trouxeram um pouco do aspecto urbano para a reforma, que ganhou uma iluminação especial remetendo à baladas e até mesmo um pole dance removível que pode ser instalado na sala em dias de festa.

Planta Baixa

Abaixo algumas das soluções da Casa 100.

Área social

Para ampliar a área social, os arquitetos abriram o terraço, e nivelaram o piso externo com a sala de estar e o revestiram com taco. De acordo com Carceles, essa homogeneidade traz a sensação de amplitude ao ambiente. Para delimitar os espaços, um móvel – de MDF com revestimento cimenticio– contorna e delimita toda a área social. “Ele funciona bem para o conceito do apartamento por ser multiuso. Pode servir de mesa de apoio, ou um lugar para sentar, acomoda gavetas e as banquetas pretas que mandamos fazer. Um outro detalhe interessante é a parte de trás do sofá do home, que serve para guardar as bebidas do bar móvel”, explica Luz.

Apartamento Polidance / Casa100 Arquitetura - Mesa, Sofá, Viga
© Quadra 2 Fotografia

Mobília inteligente 

Outros móveis versáteis e que ocupam pouquíssimo espaço são as duas mesas da sala de jantar e o bar. As mesas podem ser penduradas na parede e o bar tem rodinhas, facilitando a mobilidade.

“Como ele não tinha intenção de usar sempre a mesa de jantar, queríamos criar algo que não ocupasse espaço, e pudesse ser facilmente guardada, então optamos pelas mesas dobráveis” Simples, leves, feitas de plásticos e com pés metálicos dobráveis, elas têm a metragem de 90X90 e acomodam seis pessoas. ”Tivemos a ideia de pendurar as mesas na parede quando não estiverem em uso, e transforma-las em quadros, e para isso chamamos o artista Mateus Bailon para pintar os tampos”.

Carceles acrescenta: “Se ele quiser organizar um jantar, é só tirar as mesas da parede e puxar as cadeiras. E se ele quiser dar uma festa por exemplo, basta girar o bar, que a princípio fica na varanda, e cria assim uma bancada para servir os drinks”.

Apartamento Polidance / Casa100 Arquitetura - Sofá, Mesa
© Quadra 2 Fotografia

Iluminação

Com a premissa de criar o clima de festa, a iluminação ganhou atenção especial na reforma. Os arquitetos deixaram o teto e tubulação aparente no terraço, e instalaram quatro spots de alumínio – com o intuito de trazer referências casas noturnas underground ao ambiente.

Na sala de estar o gesso, solto, acomoda dois circuitos: de iluminação comum indireta e a iluminação colorida, usada nas festas noturnas. Com um controle remoto é possível acionar as inúmeras combinações de cores das lâmpadas LED.

Apartamento Polidance / Casa100 Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Quadra 2 Fotografia

Cozinha

A concepção da cozinha aberta seguiu o estilo do apartamento: móveis versáteis e ideias criativas que otimizaram o espaço. A bancada de apoio, onde fica o cooktop, quando estendida pode ser usada como uma bancada para duas pessoas, um bom lugar para tomar café da manhã.

Apartamento Polidance / Casa100 Arquitetura - Bancada, Cozinha, Mesa, Pia, Viga
© Quadra 2 Fotografia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Polidance / Casa100 Arquitetura" 28 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777925/apartamento-polidance-casa100-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.