Atelier 2B repensa o modernismo na era da colaboração e do compartilhamento

Em seu livro We Have Never Been Modern, o filósofo Bruno Latour conclui que a incapacidade de separar inerentemente a humanidade da natureza é uma das alegorias mais equivocadas do modernismo. Assim, designers contemporâneos que esperam citar ou ter uma continuidade com o modernismo devem compreender que arquitetura, mesmo quando estetizada, não está hermeticamente separada do mundo externo - e que, portanto, o modernismo não é um platô de projeto, mas outro acampamento na estrada do refinamento contínuo.

Em Chicago, a cidade onde o modernismo atingiu seu ápice tanto metafórico como físico, o Atelier 2B, uma equipe composta por Yewon Ji, Nicolas Lee e yan Otterson, foi recentemente premiada no concurso ChiDesign Competition, promovido pela Chicago Architecture Foundation, pelo seu projeto Soft in the Middle: The Collaborative Core. Em dívida com o legado de Mies e do Estilo Internacional, o Atelier 2B propôs uma Modernist-tower-redux composta por três volumes retangulares empilhados bisseccionados com terraços e afastados da rua por uma grande praça pública.

Atelier 2B repensa o modernismo na era da colaboração e do compartilhamento - Mais Imagens+ 3

A equipe foi inspirada pelas qualidades "repetitivas" e "mundanas" de Mies van der Rohe que enfatizam "o plano da cidade (o embasamento), a dissolução da projeção (o hall de vidro) e o movimento vertical (núcleo sólido como elemento central)." O projeto Soft in the Middle pretende emular o primeiro e segundo princípios, mas busca redefinir o terceiro ao afastar a circulação do núcleo, o centro do edifício é liberado para se tornar mais que uma mera circulação. Segundo o Atelier 2B:

Propomos que o típico núcleo rígido e consolidado seja substituído por um mais suave: uma extensão da base onde o núcleo não resiste mais ao plano contínuo da cidade, mas inala a atividade pública, trazendo uma vida nova aos limites públicos dissolvidos de Mies que antes apenas apareciam em planta. 

Out-of-School-Time Youth Program. Cortesia de Atelier 2B

Do exterior, as caixas empilhadas do edifício separam visualmente os habitantes: o volume inferior abriga a sede da Chicago Architecture Foundation (CAF) e do Council on Tall Buildings and Urban Habitat (CTBUH), o intermediário recebe o Out-of-School-Time Youth Program, e o superior é o novo lar da Design and Allied Arts High School.

Cortesia de Atelier 2B

Descrevendo o núcleo colaborativo como "a extensão lógica do espaço universal de Mies", o projeto apresenta uma similaridade evidente com outras duas obras que buscaram subverter o legado moderno: a HSBC Tower de Norman Foster e o Lloyds of London Building de Richard Rogers.

Esquerda: Flickr user nmichelin. CC BY-NC-ND 2.0; Direita: Mark Ramsay

Embora o dois casos sejam formas mais puras de um "espaço universal", a proposta do Atelier 2B tem maior margem de manobra. Aninhados em seu "núcleo colaborativo" há espaços de aprendizagem, um ginásio, um hall de apresentações, um teatro, uma biblioteca e um jardim. 

O sistema de distribuição do programa permite a autonomia de identidade visual de cada organização e, ao mesmo tempo, instiga encontros e trocas de ideias entre os usuários.

Design and Allied Arts High School. Cortesia de Atelier 2B

Podemos nunca ter sido modernos e podemos nunca chegar a ser, mas os fracassos idealistas do modernismo não precisam ofuscar o sucesso prático de ideias como a do "espaço universal". O projeto do Atelier 2B é um lar utópico para as muitas faces da arquitetura, uma proposta que destaca um modernismo tensionado pelos espaços compartilhados e colaborativos que definem a atualidade.

Cortesia de Atelier 2B
  • Arquitetos

    Atelier 2B
  • Localização

    1007 S Wabash Ave, Chicago, IL 60605, EUA
  • Arquitetos responsável

    Atelier 2B
  • Equipe de projeto

    Yewon Ji, Nicolas Lee, Ryan Otterson
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

    Cortesia de Atelier 2B, Esquerda: Flickr user nmichelin. CC BY-NC-ND 2.0; Direita: Mark Ramsay

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:1007 S Wabash Ave, Chicago, IL 60605, EUA

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Gintoff, Vladimir. "Atelier 2B repensa o modernismo na era da colaboração e do compartilhamento" [Atelier 2B's "Soft in the Middle" Rethinks Modernism for An Age of Collaboration and Sharing] 28 Nov 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777790/atelier-2b-repensa-o-modernismo-na-era-da-colaboracao-e-do-compartilhamento> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.