Banco Sparkasse / Dietger Wissounig Architekten

Banco Sparkasse / Dietger Wissounig Architekten - Mais Imagens+ 17

Klagenfurt am Wörthersee, Áustria
  • Arquitetos: Dietger Wissounig Architekten; Dietger Wissounig Architekten
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  716
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:dermaurer
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  KAPO Fenster und Türen GmbH, Starmann
  • Paisagismo: Gartengestaltung Gerhard Lustig
  • Empreiteiro / Construção: Ing. Günther Uitz BaugmbH, Industriestraße 6
  • Construção Em Madeira / Carpintaria: Rubner Holzbau GmbH, Kanzianibergweg 14
  • Aquecimento, Ventilação, Instalações Sanitárias: A. Zoppoth Haustechnik GmbH, Gundersheim 35
  • Instalações Elétricas: Elektro Ing. Richard Jerabek GmbH
  • Cliente: Kärntner Sparkasse AG / IMMOFINANZ AG
  • Equipe De Desenho: Dietger Wissounig, Vojka Mocnik, Patrick Steiner, Thomas Wadl
  • Cidade: Klagenfurt am Wörthersee
  • País: Áustria
Mais informaçõesMenos informações
© dermaurer

Descrição enviada pela equipe de projeto. Desde as primeiras etapas do concurso deste edifício, foi claro que a arquitetura contemporânea e os métodos de construção sustentáveis, que pudessem ser construídos em um curto período de tempo, com um estoque crucial no uso misto dos espaços deveria ser um norte do projeto. O objetivo do banco era criar uma atmosfera amigável e tranquila, tanto para clientes, quanto empregados, não só através do edifício em si, mas também pela integração de uma padaria com uma cafeteria dentro do banco.

© dermaurer

Estas ideias foram abordadas tanto sob as perspectivas espaciais, quanto em relação ao desenvolvimento urbano, assim como através da cuidadosa seleção de materiais. O térreo do edifício é de concreto armado e está parcialmente coberta pela inclinação natural do lote. Em um esforço para conservar os recursos, os dois pavimentos superiores foram construídos utilizando elementos prefabricados de madeira laminada, deixando parte da superfície da parede e da cobertura aparentes. As paredes exteriores destes dois pavimentos são uma estrutura de madeira, com o objetivo de alcançar o balanço de CO2 predefinido e completando o edifício dentro dos nove meses previstos. As superfícies exteriores dos dois pavimentos superiores são revestidas em lâmina de lariço sem tratamento, salvo quando deseja-se estabelecer uma conexão mais aberta entre interior e exterior. Essas lâminas, junto ao revestimento de madeira rebaixado atrás, conformam o aspecto característico do edifício e estruturam as superfícies exteriores.

© dermaurer

A implantação do edifício garante que os clientes tenham fácil acesso tanto a partir do estacionamento, pelo térreo, quanto a partir da rua até o térreo. A forma compacta da estrutura lhe confere um componente diferenciado, privado e discreto em contraste com o seu entorno, enquanto as vincula com as casas de época existentes ao sul da Villacher Straße no outro lado do Canal de Lend.

© dermaurer
Planta Pavimento
© dermaurer

As diferentes áreas do banco colocam-se ao redor de um átrio central. No térreo, há salas de arquivo, técnicas e de armazenamento. A partir daqui, a escada e o elevador, ao lado do átrio, conduzem acima às áreas mais funcionais do banco. A área de recepção no térreo abriga os balcões dos bancos, salas de assessoria ao cliente e uma padaria / cafeteria, que se abre a uma varanda orientada a oeste. No pavimento seguinte estão também salas de assessoria, além de banheiros e uma sala de reuniões.

© dermaurer

A qualidade do espaço interior é alcançada, não só através da escolha dos materiais, mas também através de um conceito tridimensional que vai além das considerações meramente funcionais, e da luz natural que entra do edifício pelo átrio e pela varanda coberta no lado oeste. A luz é parcialmente filtrada pelas lâminas de madeira na fachada e ao longo da caixa de escadas, assim como o vidro temperado entre os escritórios e a área de recepção, criando um ambiente agradável. A posição particular da sala de reuniões oferece acesso direto à varanda, que tem vista das copas das árvores ao longo do Canal Lend.

© dermaurer

               

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Villacher Straße 165, 9020 Klagenfurt am Wörthersee, Áustria

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Banco Sparkasse / Dietger Wissounig Architekten" [Sparkasse Bank / Dietger Wissounig Architekten] 27 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777771/banco-sparkasse-dietger-wissounig-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.