Nova Oficina de Couro no Departamento Isère / Jean-François Schmit

Nova Oficina de Couro no Departamento Isère / Jean-François Schmit - Imagem 2 de 16Nova Oficina de Couro no Departamento Isère / Jean-François Schmit - Imagem 3 de 16Nova Oficina de Couro no Departamento Isère / Jean-François Schmit - Imagem 4 de 16Nova Oficina de Couro no Departamento Isère / Jean-François Schmit - Imagem 5 de 16Nova Oficina de Couro no Departamento Isère / Jean-François Schmit - Mais Imagens+ 11

Les Abrets, França
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
Nova Oficina de Couro no Departamento Isère / Jean-François Schmit - Imagem 2 de 16
Cortesia de Jean-François Schmit

Descrição enviada pela equipe de projeto. No foco das técnicas de produção manual e na busca da experiência pelos artesãos que garantem a qualidade dos artigos produzidos pelas oficinas de alta costura, reconhecemos a base das práticas de nosso próprio escritório: a arquitetura do local de trabalho.

Nova Oficina de Couro no Departamento Isère / Jean-François Schmit - Imagem 8 de 16
Cortesia de Jean-François Schmit

As práticas da profissão são parte do patrimônio humano através das gerações, adaptando-se aos novos usos e desenhos mais inovadores. Algumas podem ser o catalisador de grande modernidade em uma sociedade na qual a questão da sustentabilidade vem se tornando um dos principais desafios para o futuro. Mais do que uma nova ferramenta, queríamos desenhar o ambiente de trabalho do artesão, reter o espirito de oficina que é próprio para a criatividade, habilitar a maior comodidade possível para o desempenho do trabalho manual, conforto acústico, visual e térmico e, por meio da promoção da descompartimentação, conciliar a duas seguintes contradições: o artesão é um indivíduo, que produz cada objeto praticamente em sua totalidade, e a oficina é um grupo de trabalho coesivo, no qual todos estão unidos. Em conseqüência, nosso projeto expandiu-se com os seguintes objetivos: servir ao artesão, ao integrar plenamente na nova localização em Isère sobre uma perspectiva social, ambiental e cultural. O município também torna a conectar-se com seu passado, baseado no artesanato: há algumas décadas, ainda havia empresas de tecido e cerâmica. Quando encerrou-se o uso da terra, a instalação de 5.550 m² de arquitetura em um lote de 3,3 hectares deve permitir a mudança no tempo. A estrutura deve gerar alterações de uso relativas aos métodos de trabalho e a posição no lote deve tornar possíveis futuras ampliações sem interromper o funcionamento geral da oficina.

Nova Oficina de Couro no Departamento Isère / Jean-François Schmit - Imagem 15 de 16
Elevação

Trata-se de uma preocupação primária a respeito do desenvolvimento sustentável de nosso projeto, além de obter certificação. Ao invés de lançar a oficina de couro sobre o lote, nós o avaliamos: sua inclinação e as consequências que nosso projeto teria sobre a gestão da água da chuva. Por último, nosso projeto transmite uma imagem fiel à reputação desta casa de alta costura; é sua diferença em relação a uma típica fábrica, seu diálogo com o interno imediato, a história que se conta através de seu jardim, seus volumes variados e o revestimento de suas superfícies diferentes, que fazem que seja a marca e tornam quase supérflua a colocação do logotipo.

Nova Oficina de Couro no Departamento Isère / Jean-François Schmit - Imagem 7 de 16
Cortesia de Jean-François Schmit

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Les Abrets, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Nova Oficina de Couro no Departamento Isère / Jean-François Schmit" [New Leather Workshop in the Isère Department / Jean-François Schmit] 04 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777720/nova-oficina-de-couro-no-departamento-isere-jean-francois-schmit> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.