Laboratórios UFScar / Vigliecca & Associados

Laboratórios UFScar / Vigliecca & Associados - Imagem 2 de 32Laboratórios UFScar / Vigliecca & Associados - Imagem 3 de 32Laboratórios UFScar / Vigliecca & Associados - Imagem 4 de 32Laboratórios UFScar / Vigliecca & Associados - Imagem 5 de 32Laboratórios UFScar / Vigliecca & Associados - Mais Imagens+ 27

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3593
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Leonardo finotti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arcontep, ELEVATE, Graves & Agudos, JABÚ Engenharia Elétrica, LINDE GASES, Lab Linea, Logic, MAQ1000 Escritórios, MULTITEC, REFAX, UNIMÓVEIS
  • Equipe: Héctor Vigliecca, Luciene Quel, Ruben Otero, Ronald Werner Fiedler, Neli Shimizu (autores), Adda Ungaretti, Paulo Serra (equipe), Luci Maie (administrativo)
  • Coordenação: Professor Ernesto A. Urquieta-González, Ph.D. – CCET/UFSCar
  • Administração: FAI - Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Institutional Scientific and Technological Support and Development Foundation)
  • Assessoria Institucional: Escritório de Desenvolvimento Físico – EDF/UFSCar (Physical Development Office)
  • Assessoria Técnica: Professor Sandra Mota Silva, Ph.D. – DECiv/UFSCar
  • Gerenciamento/Fiscalização: José Luis Morelli, Engineer
  • Estrutura: Stec Engenharia
  • Instalações: GRAU Engenharia
  • Acústica: Livre Arquitetura
  • Conforto Ambiental: A.R. Frota Architecture
  • Instalações Laboratoriais: Imprint do Brasil
  • Renderizações: hmoz
  • Paisagismo: Rodolfo Geiser and Christiane Ribeiro
  • Construção: AMBIENTAL - Ribeirão Preto Serviços (Terraplanagem, Fundações, Estrutura Metálica, Concretos, Pisos, Esquadrias, Vidros, Redes de Águas, Águas Pluviais, Esgoto, Pavimentação)
  • área Do Terreno: 21.160 m²
  • Cidade: São Carlos
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Laboratórios UFScar / Vigliecca & Associados - Imagem 7 de 32
© Leonardo finotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto integra, em um único edifício, a complexidade de oito laboratórios de ponta na área de pesquisa de novos materiais e combustíveis limpos da Universidade Federal de São Carlos (UFScar), criando um ambiente interno naturalmente fresco e iluminado em pleno interior de São Paulo.

Laboratórios UFScar / Vigliecca & Associados - Imagem 3 de 32
© Leonardo finotti

O edifício do Centro de Pesquisas em Materiais Avançados e Energia da UFSCar, em São Carlos, é o primeiro da instituição e um dos pioneiros no Brasil que já nasceu com as instalações específicas e estruturas adequadas ao ambiente de trabalho de pesquisadores e conta ainda com recursos sustentáveis capazes de proporcionar bem-estar e economia, conciliando funcionalidade com qualidade ambiental.

Laboratórios UFScar / Vigliecca & Associados - Imagem 13 de 32
Implantação

O edifício de estrutura metálica de 3.600 m² foi concebido para abrigar os principais ambientes em pavimento térreo, dentro de um sistema de modulação e padronização dos elementos construtivos.São oito pavilhões unidos por um eixo central e separados entre si por pátios bioclimáticos, cuja função é criar uma atmosfera agradável e garantir iluminação e ventilação naturais. O interior do edifício é iluminado, mas ao mesmo tempo fresco. Foi estudado um sistema de proteção das fachadas internas de cada laboratório para que houvesse visibilidade externa e controle climático sem a necessidade da utilização de ar condicionado.

Laboratórios UFScar / Vigliecca & Associados - Imagem 8 de 32
© Leonardo finotti

O ar entra pelas janelas dos pátios e sai por exaustores eólicos instalados na cobertura do corredor central dos laboratórios. Brises no teto dos pátios, com a inclinação adequada, contribuem para o controle da incidência de luz e de calor nos ambientes internos do edifício. Os pátios têm o brilho ideal – resultado da definição precisa de cores e de materiais de acabamento –, capaz de proporcionar o máximo de iluminação natural ao interior dos laboratórios. 

Laboratórios UFScar / Vigliecca & Associados - Imagem 5 de 32
© Leonardo finotti

O eixo central do edifício tem dupla função: dar acesso e interligar os blocos de laboratório e demais ambientes do térreo (corredor de circulação) e, também, interligar o nível da cobertura (também chamado de “rua de serviços”), que abriga os insumos (eletricidade, hidráulica, lógica, gases, etc.) e outras instalações especiais anexas a cada bloco, com total independência entre eles. O eixo central está conectado, por meio de uma rampa, ao pátio de acesso de veículos de serviços gerais. Essa conexão permite que a manutenção e a troca de cilindros de gases dos diferentes laboratórios, por exemplo, sejam realizadas diretamente, em cada um deles. 

Laboratórios UFScar / Vigliecca & Associados - Imagem 19 de 32
Fachada
Laboratórios UFScar / Vigliecca & Associados - Imagem 20 de 32
Corte

As áreas técnicas, assim como as áreas para armazenamento de insumos, estão dimensionadas para atender futuras expansões. O bloco adjacente aos oito laboratórios abriga as áreas de usos compartilháveis por todos os usuários do conjunto, como recepção, hall de exposições, auditório com capacidade para 130 lugares e setor administrativo. O local também é capaz de abrigar eventos, já que conta com toda a infraestrutura necessária.

Laboratórios UFScar / Vigliecca & Associados - Imagem 4 de 32
© Leonardo finotti

Para acompanhar a dinâmica de mudanças constantes, característica da área de pesquisas, e evitar acréscimos aleatórios, o projeto trabalha com um sistema de compartimentação interna modulável, permitindo a expansão ou redução de ambientes internos por meio de divisórias removíveis. Assim como define todas as áreas para crescimento máximo para cada laboratório em continuidade ao corpo existente, determina também o espaço destinado a outros quatro módulos para novas pesquisas independentes, tirando o máximo aproveitamento da área de implantação do conjunto e estabelecendo critérios e limites para novas construções.

Laboratórios UFScar / Vigliecca & Associados - Imagem 10 de 32
© Leonardo finotti

Cada laboratório apresenta sua particularidade. Por exemplo: para análise de Nanopartículas,foi preciso realizar o isolamento total da base dos sofisticados microscópios em fundações separadas das fundações da edificação, a fim de evitar qualquer interferência de vibrações externas. Para o laboratório deMetais, houve a necessidade de isolamento acústico para a sala de moinhos, onde se trituram os metais. Já o laboratório de Refratários abriga um reator, cuja sala específica foi projetada do lado externo, em bloco isolado e independente do corpo principal da edificação, para efeito de proteção e segurança de uso, mas com monitoramento visual a partir da cabine de controle.

Laboratórios UFScar / Vigliecca & Associados - Imagem 24 de 32
Corte

Um espelho d´água na entrada principal, embora contribua para a beleza do ambiente externo, foi criado com o propósito de complementar, tecnicamente, as ações sustentáveis, funcionando como reservatório para água de reuso.

Os oito laboratórios contemplam as áreas de adsorção e catálise aplicada; materiais nanoestruturados; metais amorfos, metaestáveis e nanoestruturados; processamento de materiais por micro-ondas; polímeros; cerâmicas especiais e refratários; instrumentação e análise; e biocombustíveis e combustíveis limpos. As pesquisas envolvem diferentes departamentos do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET/UFSCar) com foco no desenvolvimento de nanotecnologia, materiais avançados e produção e almacenamento de energia.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Carlos, SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Laboratórios UFScar / Vigliecca & Associados" [Laboratories UFScar / Vigliecca & Associados] 24 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777694/laboratorios-ufscar-vigliecca-and-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.