Ministério das Cidades disponibiliza especificações sobre desempenho técnico para HIS

A Secretaria Nacional de Habitação (SNH) do Ministério das Cidades, colocou no ar esta semana um conjunto de especificações para os empreendimentos de Habitação de Interesse Social (HIS), compatíveis com a Norma de Desempenho.

No portal foi inserido o catálogo/documentação técnica para sistemas convencionais que foram desenvolvidos, por iniciativa do Ministério das Cidades, em parceria com a Caixa, entidades públicas e privadas, para apoiar incorporadores, construtores, projetistas, fabricantes de componentes, empreendedores em geral, na obtenção de edificações que atendam aos requisitos, critérios e parâmetros de Desempenho estabelecidos na ABNT NBR 15575.

Cabe destacar que são duas classificações de sistemas: um grupo com fichas completas, cujos sistemas foram completamente avaliados e, outro grupo de sistemas com fichas incompletas, cujos sistemas foram parcialmente avaliados e as soluções não têm resultados de ensaios suficientes para comprovação de desempenho – a utilização destas soluções requer o acompanhamento de uma Instituição Técnica Avaliadora (ITA).

O material é composto por quatro cadernos:

  • 1) Especificação de Desempenho nos empreendimentos de HIS, baseadas em Especificação de Desempenho nos empreendimentos de HIS, baseadas na ABNT 15575 – Norma de Desempenho, com o Anexo I ­ Especificações complementares dos empreendimentos de HIS aplicados para empreendimentos enquadrados como Faixa I do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) e o Anexo II ­ Condições gerais de projeto e execução da obra e demonstração de conformidade;
  • 2) Orientações aos proponentes para aplicação das Especificações de desempenho em empreendimentos de HIS;
  • 3) Orientações ao Agente Financeiro para recebimento e análise dos projetos;
  • 4) Catálogo de Desempenho de Subsistemas Convencionais.

De acordo com o Ministério das Cidades, o Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Sistemas Inovadores e Convencionais empregados em empreendimentos habitacionais é baseado na ideia de máximo desempenho, tendo como objetivo a harmonização de procedimentos para a avaliação técnica de Sistemas Inovadores e Convencionais da Construção Civil no Brasil.

Via Sinduscon Juiz de Fora

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Ministério das Cidades disponibiliza especificações sobre desempenho técnico para HIS" 24 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777667/ministerio-das-cidades-disponibiliza-especificacoes-sobre-desempenho-tecnico-para-his> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.