World Monuments Fund divulga lista com 50 sítios culturais ameaçados

O World Monuments Fund divulgou a lista "2016 World Monuments Watch" com 50 locais de patrimônio cultural de 36 diferentes países que estão em situação de risco. A lista, em sua vigésima edição, busca identificar locais "em risco pelas forças da natureza ou pelo impacto das mudanças sociais, políticas e econômicas" e direciona apoio financeiro e técnico para tais sítios.

A lista de 2016 inclui todos os monumentos e obras danificados pelo terremoto no Nepal, uma cidade submersa, o único arco quadrifronte ainda de pé em Roma e uma torre de estrutura hiperboloide, entre outras antigas construções.

Saiba mais sobre os monumentos listados, a seguir.

Patrimônio Cultural do Nepal

Ruas cobertas por entulhos em Chautara, Sindhupalchok. Imagem © IOM 2015

Muitos importantes sítios e monumentos históricos do Nepal foram destruídos no terremoto que assolou o país em abril deste ano. Embora não esteja entre os sete sítios nepaleses protegidos pela UNESCO, a torre Dharahara em Kathmandu foi um dos monumentos mais afetados.

Pavlopetri; Elafonisos,Grécia

© Flickr CC User Konstantinos Payavlas, CC BY-SA 2.0

Pavlopetri, a cidade submersa mais antiga do mundo, se localiza próximo à costa de Elafonisos, na Grécia. Com cada vez mais navios e embarcações atracando na baía, a cidade corre o risco de sofrer com danos causados pelos deslocamentos de água, produtos químicos usados na limpeza dos cascos e mesmo saques. 

Arch of Janus; Roma, Itália

© Flickr CC User hannah cook, CC BY 2.0

O Arco de Janus é o único arco de quatro frontões ainda de pé em Roma, datado do século quatro e ainda a ser restaurado. Coberto de manchas pretas e vegetação e cercado por uma intimidadora grade, o Arco necessita de restauros para garantir sua permanência e para alcançar o nível de preservação dos monumentos vizinhos. 

Torre Shukhov; Moscou, Rússia

Richard Pare, Torre de Rádio Shabolovka, Moscou, Rússia. Vladimir Shukhov, 1922. Imagem © Richard Pare 2007

Erguendo-se a uma altura de 40 pavimentos, a Torre Shukhov , também conhecido como Torre de Rádio Shabolovka, é um importante monumento na história da engenharia estrutural. Construída a partir de seus hiperboloides empilhados compostos por segmentos retos, o projeto é leve e estável, mas por estar sofrendo com corrosões, enfrenta a ameaça de demolição.

Veja a lista completa de sítios ameaçados, aqui.

Via World Monuments Fund.

Sobre este autor
Cita: Santos, Sabrina. "World Monuments Fund divulga lista com 50 sítios culturais ameaçados" [World Monuments Fund Releases List of 50 Endangered Cultural Sites ] 25 Nov 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777656/world-monuments-fund-divulga-lista-com-50-sitios-culturais-ameacados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.