Centro Comunitário San Bernabé / Pich-Aguilera Arquitectos

Centro Comunitário San Bernabé / Pich-Aguilera Arquitectos - Imagem 2 de 29Centro Comunitário San Bernabé / Pich-Aguilera Arquitectos - Imagem 3 de 29Centro Comunitário San Bernabé / Pich-Aguilera Arquitectos - Imagem 4 de 29Centro Comunitário San Bernabé / Pich-Aguilera Arquitectos - Imagem 5 de 29Centro Comunitário San Bernabé / Pich-Aguilera Arquitectos - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos: Pich-Aguilera Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3317
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jorge Taboada
  • Arquitetos Responsáveis: Pich-Aguilera Arquitectos: Felipe Pich-Aguilera, Teresa Batlle
  • Equipe De Projeto: Margherita Aricó, Pau Casaldàliga, Ángel Sendarrubias
  • Colaboradores: Juan María Freixes, Noelia Arquero, Ana Paula Nose, Charlotte Palmer
  • Construtora: BOSS, PACSA, GYACSA, ZULU
  • Cálculos Estruturais: Urban Landscape
  • Estrutura: CEMEX
  • Decoração, Iluminação, Paisagismo, Interiores: Urban Landscape
  • Cidade: Monterrey
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Centro Comunitário San Bernabé / Pich-Aguilera Arquitectos - Imagem 6 de 29
© Jorge Taboada

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para o centro comunitário de San Bernabé oferece um edifício-rua, que tenta transmitir valores cívicos inerentes à estrutura urbana do bairro. Dessa forma, os usos específicos do programa funcional localizam-se em volumes dispersos, dispostos ao longo de uma diretriz, configurando uma rua que deve funcionar como tal, e que é o coração do projeto.

Centro Comunitário San Bernabé / Pich-Aguilera Arquitectos - Imagem 15 de 29
© Jorge Taboada

Este edifício é concebido como uma estrutura para o relacionamento e expressão da individualidade e da comunidade, de modo que ela se empodere enquanto os cidadãos começam a descobri-la, e possam viver livremente também. Além disso, busca se vincular com a rede de ruas existentes da vizinhança, prolongando, portanto, as suas rotas mais comuns e dando prioridade aos pedestres sobre o tráfego de veículos. Esta rua construída funciona, internamente, como a espinha dorsal dos volumes construídos que abrigam o programa funcional do centro comunitário e respondem a uma visão urbana como um todo. Nesse sentido a jornada é pontuada por três espaços de bom comprimento, que podem ser chamados de praças, cada um ligado a uma atividade adjacente.

Centro Comunitário San Bernabé / Pich-Aguilera Arquitectos - Imagem 20 de 29
Planta Baixa

Por outro lado, todo o projeto foi concebido como uma infraestrutura bioclimática, que tenta obter seus níveis de conforto, combinando os recursos naturais locais, tanto os climáticos e materiais, deixando a contribuição dos maquinários tradicionais como uma provisão complementar para atender aos picos de calor extremos ao longo do ano.

Centro Comunitário San Bernabé / Pich-Aguilera Arquitectos - Imagem 16 de 29
© Jorge Taboada

O projeto inclui mecanismos de produção de energias renováveis, integrados na arquitetura com o sistema "solar beams", que compõe a estrutura sombreada das praças.

Centro Comunitário San Bernabé / Pich-Aguilera Arquitectos - Imagem 24 de 29
Detalhe

Além do escopo do próprio centro comunitário, o projeto busca refletir abertamente sobre os seus limites no tempo e espaço, como convém para uma estrutura urbana.

Centro Comunitário San Bernabé / Pich-Aguilera Arquitectos - Imagem 3 de 29
© Jorge Taboada

Finalmente, a arquitetura do Centro Comunitário San Bernabé explora um olhar capaz de transmitir a dignidade do compromisso cívico que o próprio edifício representa, bem como sua presença no meio da cidade deve contribuir para a divulgação dos valores norteadores.

Centro Comunitário San Bernabé / Pich-Aguilera Arquitectos - Imagem 14 de 29
© Jorge Taboada

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Prol Aztlán, San Bernabé, Monterrey, N.L., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Comunitário San Bernabé / Pich-Aguilera Arquitectos" [Community Center San Bernabé / Pich-Aguilera Architects] 28 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777488/centro-comunitario-san-bernabe-pich-aguilera-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.