IPHAN promove o evento "Diálogo Brasil/Holanda" sobre adaptação de patrimônio cultural

Um olhar sobre como os Países Baixos intervêm no patrimônio cultural edificado. Essa é a proposta da palestra e da exposição "Diálogo Brasil/Holanda" que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realiza em parceria com a Embaixada do Reino dos Países Baixos (RCE), nos dias 23 e 24 de novembro, na sede do Instituto, em Brasília. O evento, que faz parte do Programa Diplomacia Pública dos Países Baixos, pretende reunir estudantes de Arquitetura e Urbanismo, profissionais da área e interessados pelo assunto.

A palestra Experiências de adaptação de patrimônio cultural edificado na Holanda visa fomentar a discussão no meio acadêmico sobre intervenções em edifícios com valor cultural, a partir da necessidade de mudança do uso original do local, explicando o Programa de ReUso. O palestrante Paul Meurs, professor de Patrimônio Cultural na Universidade Tecnológica de Delft, apresentará essas práticas executadas em imóveis na Holanda, abrindo o debate com o público.

As obras, que serão retratadas na exposição ReUso na Holanda: Reciclagem de patrimônio histórico, mostram experiências holandesas bem sucedidas quanto à restauração e reutilização de edificações antigas e degradadas. A curadoria é de Paul Meurs e Marinke Steenhuis. A abertura da exposição será logo após a palestra. A mostra ficará em cartaz na Sala Mário de Andrade, na sede do Iphan, até o dia 31 de janeiro de 2016. A entrada é gratuita.

Os eventos dão início a um seminário interno Diálogos Brasil/Holanda – Patrimônio Edificado: Intervenção e Sustentabilidade, no qual representantes do Iphan, da RCE e outras instituições convidadas trocarão experiências sobre gestão do patrimônio com a participação da iniciativa privada, identificando pontos positivos, negativos e similaridades. Também vai avaliar a aplicabilidade do programa holandês no contexto brasileiro.

A troca de experiências com a Holanda é de grande importância para o Brasil, uma vez que fará avançar as discussões referentes a financiamentos, políticas públicas e investimentos da iniciativa privada, além da participação efetiva da sociedade civil na construção e implementação de projetos. A primeira experiência entre os dois países ocorreu no final de 2014, quando os holandeses receberam os servidores do Iphan para uma visita técnica, a fim de conhecerem a Política Nacional de Patrimônio, destacando o Programa de Reuso.

A ideia da intervenção de edifícios históricos na Holanda surgiu após o impacto da crise financeira mundial no setor de construção civil, em 2008. O objetivo foi modificar o destino de edificações desocupadas e adaptá-las de tal forma que pudessem acompanhar as tendências técnicas, econômicas e sociais.

Palestra: Experiências de adaptação de patrimônio cultural edificado na Holanda
Exposição: ReUso na Holanda: Reciclagem de patrimônio histórico

Data: 23 de novembro de 2015
Horário: 18h30
Local: Sede do Iphan/DF

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "IPHAN promove o evento "Diálogo Brasil/Holanda" sobre adaptação de patrimônio cultural" 20 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777456/iphan-promove-o-evento-dialogo-brasil-holanda-sobre-a-adaptacao-de-patrimonio-cultural> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.