Centro de fisioterapia e estética SanaSana / NAN Arquitectos

Centro de fisioterapia e estética SanaSana / NAN Arquitectos - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: NAN Arquitectos; NAN Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  220
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Iván Casal Nieto
© Iván Casal Nieto

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nossos clientes tinham a necessidade de ampliar seu negócio, e mudaram-se para um espaço com maior área. A premissa era também ampliar as funções da clínica com um espaço específico para tratamentos estéticos e práticas de ginástica (sobretudo pilates), além de ampliar o número de cabines para uso de tratamentos de fisioterapia.

© Iván Casal Nieto

Pretendia-se oferecer aos usuários do espaço uma experiência onde o entorno pudesse ser algo a mais nas suas terapias, para trabalhar a forma e a iluminação de maneira que os ocupantes interiorizassem as sensações de sossego e calma, muito importantes na hora de receber essas terapias.

Corte

Busca-se, mediante gestos sutis, transmitir essas ideias. Um exemplo é quebrar o corredor principal, dilatando os espaços nas áreas onde pudessem surgir situações de espera como diante do escritório e da entrada dos vestiários e sala de pilates. Brinca-se com o movimento gerado nessa área de passeio, reforçado com a decisão de deixar as diferentes instalações aparentes e o jogo de linhas anárquicas que criam seu desenvolvimento, criando uma sensação de fluidez que reforce a percepção de recolhimento e isolamento que se vive nas estâncias criadas nesse passeio.

© Iván Casal Nieto

Trata-se de um projeto onde a relevância de um espaço de apoio não diminui a qualidade arquitetônica dos espaços a que serve. Com a ideia de potencializar o efeito quente da madeira, os painéis e a luz, "desnudamos" e "desmaterializamos" o espaço com o fim, também, de que qualquer elemento introduzido ganhe especial protagonismo.

Planta Baixa

Um continente completamente diáfano onde introduz-se a arquitetura empregando dois elementos, divisórias de tijolo maciço e painéis de madeira, e uma fachada de painéis ondulados microperfurados que os fecha.

© Iván Casal Nieto

Com a fachada pretende-se respeitar ao máximo os vazios existentes e por uma questão de economia, simplesmente abre-se uma janela maior na área de pilates. A fim de cumprir o objetivo de uniformizar a fachada e dar uma imagem contundente e dual, semi-opaca durante o dia, semi-transparente durante a noite; recobre-se de chapas micro-perfuradas onduladas para que através dela atinja-se um efeito de luz, e possa-se apreciar os vazios existentes tanto para dentro, como para o exterior.

© Iván Casal Nieto

O projeto pretende representar o bom trabalho dos promotores como uma máquina onde observam-se todos os meandros, como um exercício de transparência e sinceridade para seus clientes.

© Iván Casal Nieto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:O Porriño, Pontevedra, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de fisioterapia e estética SanaSana / NAN Arquitectos" [Centro de fisioterapia y estética SanaSana / NAN Arquitectos] 29 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777420/centro-de-fisioterapia-e-estetica-sanasana-nan-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.