Creche de Orteaux / Avenier Cornejo Architectes

Creche de Orteaux / Avenier Cornejo Architectes - Mais Imagens+ 35

  • Equipe De Projeto: LGX [BET TCE], CAPTERRE [HEQ]
  • HEQ: Plan climat de la ville de Paris BBC 2005 HEQ assessment for the crèche
  • Designer Gráfico: Les produits de l’épicerie
  • Orçamento: 3,49 M€ HT
  • Arquiteto Responsável: Joachim Bakary
  • Cidade: Paris
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Julien Lanoo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma creche para 66 crianças acaba de ser inaugurada no 20éme arrondissement de Paris. Está localizada no novo distrito de Fréquel Fontarabie onde um passeio público conecta à uma praça. Por ser um dos primeiros ambientes que as crianças descobrem além de suas próprias unidades familiares, uma creche necessita proporcionar uma atmosfera reconfortante onde as crianças possam crescer e se desenvolver. É um edifício que acrescenta identidade para o bairro, projetado para proteger e auxiliá-las a descobrir o mundo ao seu redor.

© David Foessel

Fachada e Materiais

O objetivo é projetar um edifício delicado e discreto que pudesse caber perfeitamente no terreno de formato triangular. O edifício é revestido em painéis metálicos perfurados que conformam um rendilhado de proteção, unificação, adorno e filtro. Esta camada delicada reage às mudanças de luz. Por razões acústicas e térmicas, a estrutura do edifício é feita em concreto e alinhada com isolamento adequado e revestimento metálico.

© Julien Lanoo

A fachada de metal perfurado cria uma série de efeitos de iluminação e age como um filtro para as salas que estão por trás. Os jardins e terraços são facilmente acessíveis através de grandes portas de vidro. Para estar de acordo com a legislação de planejamento urbano local e suprir as especificações de projeto, a creche é dividida em dois pavimentos. O layout leva os pátios vizinhos em consideração, enquanto que as salas principais são localizadas na orientação de maior sol.

© Julien Lanoo

Layout

A entrada da creche está na fachada norte, onde a praça está localizada. O elevador está no hall de entrada, que assim como a circulação, foi projetado para absorver os ângulos irregulares do edifício. Dado o comprimento do edifício, o pátio foi construído abraçado pela planta baixa para proporcionar iluminação natural para as instalações de serviço. O pátio também atua como termorregulador, especialmente no verão.

Planta Térreo (200)

As instalações de serviço, que são utilizadas para carga e descarga estão localizadas ao longo da circulação, alternando com as outras salas. A área do jardim na parte posterior do terreno possui várias espécies de árvores e arbustos e proporciona uma saída para a rua. Os espaços de estar podem ser encontrados tanto no segundo como no terceiro pavimento. O edifício conta ainda com dois pavimentos de apartamentos, que possuem fachadas sul e norte, que podem ser acessados via uma entrada separada, apesar de compartilhar com a creche o elevador.

© David Foessel

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:75020 Paris, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Creche de Orteaux / Avenier Cornejo Architectes" [Creche des Orteaux / Avenier Cornejo Architectes] 28 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777406/creche-des-orteaux-avenier-cornejo-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.