Arquitetura e Paisagem: padrões naturais e culturais projetados na Praça Sowwah por Martha Schwartz

Responder à cultural local e as preocupações ambientais são os dois eixos que definem o projeto de paisagem urbana e pública realizado pelo estúdio de Martha Schwartz, uma praça ajardinada localizada no coração de Sowwah Square, o novo distrito de negócios da cidade de Abu Dhabi, na ilha de Maryah Al, que tem entre suas funções unir os quatro edifícios que a rodeiam.

Foi fundamental o desenvolvimento desta praça projetar uma linguagem global onde a partir de padrões geométricos derivados pela natureza e cultura da Península Arábica, cria-se um verdadeiro e amigável refúgio verde que é aproveitado como retiro ao ar livre, tanto pelos trabalhadores como pedestres. As dunas de areia, sistemas de irrigação tradicionais (Falaj), oásis, tecidos beduínos e o uso popular de sebes talhadas em diferentes formas dos Emirados Árabes Unidos, foram algumas das suas inspirações para projetar, estabelecendo conexões com os jardins château do barroco francês.

Conheça mais detalhes de arquitetura e paisagem, a seguir.

Arquitetura e Paisagem: padrões naturais e culturais projetados na Praça Sowwah por Martha Schwartz - Mais Imagens+ 31

A estrutura da praça utiliza grandes montes construídos com vegetação que orquestram salas ao ar livre para que os pedestres se refugiem do Shamal - um forte vento do noroeste que sopra sobre o Golfo Pérsico - proporcionem espaços íntimos entre os edifícios altos. Ao vincular os montes uns aos outros, o padrão decorativo como o de um tapete tradicional é tecido através da praça.

© Duncan Chard

Para suavizar o calor, as características da água são incorporadas em grandes bancos de pedra que envolvem estes pequenos montes, proporcionando uma experiência lúdica e tátil. A textura da superfície está acabada com ranhuras ornamentadas criando um efeito dinâmico de ondulação. Para maximizar ao máximo este recurso limitado, e reduzir a evapotranspiração, a água é contida em pequenos canais assim como são utilizados no sistema de irrigação encontrado em todo o Oriente Médio. Durante a noite, os bancos ganham vida com iluminação integrada na base das silhuetas dos pequenos montes e ressaltam as superfícies polidas. 

© Duncan Chard

O inovador desenho sustentável foi fundamental no projeto, que recebeu Certificação LEED Gold. Os pequenos montes angulados contribuem com 1,45 vezes mais de espaços verdes para as plantações e o consumo de água é reduzido devido às plantações verticais maximizando a umidade da irrigação.

Planta Ilustrada

O esquema do estúdio de Martha Schwartz é inovador e surpreendente ao mesmo tempo que responde à cultura local e às preocupações ambientais. A nova praça cria um ponto de referência único para Abu Dhabi. 

© Duncan Chard

A estratégia de plantação contribui com uma linguagem de desenho global e cria uma verdadeira e amigável praça urbana para pedestres. A configuração da localização, o tamanho e a cor desta estratégia foi desenvolvida para identificar as diferentes zonas dentro da esfera pública e para facilitar o caminho nos eixos de circulação e compreender os pequenos montes vegetalizados, jardins e árvores. Cada tipo de vegetação é utilizada para enfatizar o projeto principal de todo o terreno e responder ao caráter distintivo de sua localização.

© Duncan Chard

As zonas de acesso plantadas com espécies de pequeno porte, forrações e gramíneas, para garantir máxima visualização dentro da praça, cria uma entrada formal. 

Desenvolvimento do Projeto

Pequenos grupos de árvores foram plantados seguindo um grid que se encaixa com o projeto da estrutura existente e as copas das árvores que são cortadas em formas que harmonizam com os montes dispostos em todo terreno. As árvores escolhidas, India fig, Ficus nitida permitem 3 metros livres de obstáculos por baixo das vistas lineares e a circulação de pedestres, ao fornecer uma cobertura densa de sombra do árduo sol de Abu Dhabi.

© Duncan Chard

As espécies dos montes vegetalizados são dramáticas. As facetas em constante mudança das colinas são enfatizadas pelos contrastes dramáticos entre as cores e texturas das plantas, tais como Lampranthus aureus com suas flores de cor laranja brilhante combinadas com Purple Lady Iresine, de folhagem roxa delicada. As espécies foram selecionadas de acordo com sua resistência, baixa manutenção e tolerância à seca e ao calor.

© Duncan Chard

A construção de paisagens em lajes de concreto oferecem uma série de desafios que incluem a carga do peso, profundidade do solo limitada e coordenação com as obras de arquitetura. Para criar os montes, um quadro estrutural foi projetado para suspender e, em seguida, preencher com substrato leve para criar a base das plantações. O pavimento é de granito para proporcionar uma paleta de cores brilhantes  que cria a imagem de um tapete beduíno. Os bancos são construídos a partir do granito moído.

Desenvolvimento do Projeto

Para conhecer mais sobre o projeto de arquitetura, clique aqui: Sowwah Square / Goettsch Partners

© Duncan Chard

Projeto de Arquitetura: Goettsch Partners
Arquitetura da Paisagem: Martha Schwartz Partners
Localização: Abu Dhabi, UAE
Área: 2.6 hectáres
Ano Projeto: 2012
Equipe de Projeto: Martha Schwartz, Peter Piet, Matthew Getch, Nigel Koch, Christabel Lee, Thomas Griffiths, Liangjun Zhou, Rebecca Orr, Marti Fooks, Emily Lin, Christine Wahba, Hung-Hao Teng, Thomas Sudhoff
Cliente: Mubadala Development Company
Classificação Ambiental: LEED Gold CS
Fotografias: Duncan Chard

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Yávar, Javiera. "Arquitetura e Paisagem: padrões naturais e culturais projetados na Praça Sowwah por Martha Schwartz" [Arquitectura y Paisaje: patrones naturales y culturales proyectados en Sowwah Square por Martha Schwartz] 21 Nov 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777399/arquitetura-e-paisagem-padroes-naturais-e-culturais-projetados-na-praca-sowwah-por-martha-schwartz> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.