Arquitetos que não são ‘arquitetos’: Quais são os grupos que trabalham na fronteira da arquitetura?

Uma das peculiaridades da arquitetura é que ela é uma disciplina que oferece uma variedade muito ampla de possibilidades de atuação. Além do tradicional métier do arquiteto e urbanista, que lida com projetos de edificações e planos urbanos, a disciplina da arquitetura se mostra um campo bastante vasto que apresenta diversas sobreposições e interseções com outros campos, como por exemplo a cenografia, o cinema, os quadrinhos, o design de mobiliário e produto, o design gráfico, o design de jogos, as engenharias, as investigações de materiais e técnicas construtivas, a teoria, e a lista prossegue com tantos outros exemplos quanto forem os profissionais arquitetos que trabalham e áreas achegadas.

Essa constatação, todavia, não se reflete na divulgação e reconhecimento destes profissionais que contribuem, de uma forma ou de outra, para expandir o campo da arquitetura e, de certo modo, transmutar – ou enriquecer – a própria noção do que seja a arquitetura. Continuamos vendo projetos “convencionais” de arquitetura sendo produzidos por escritórios ou estúdios que trabalham com a arquitetura de uma maneira, bem, “convencional”.

Importante dizer que não há absolutamente nada de errado em projetar e construir edificações – afinal, nossas cidades são feitas também destas –, porém, gostaríamos de ver reconhecidos mais e mais grupos, coletivos, ateliês, escritórios, estúdios, firmas e indivíduos que exploram a arquitetura em suas outras frentes.

Assim, convidamos nossos leitores a compartilharem conosco alguns nomes que vêm contribuindo para fazer da arquitetura um campo tão rico de possibilidades virtualmente infinitas. Deixe, na seção de comentários abaixo, os nomes dos grupos formados por arquitetos brasileiros ou portugueses e suas áreas de atuação. Com as respostas, compilaremos em outro artigo os profissionais que estão ajudando a ampliar o escopo de atuação da arquitetura. 

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Arquitetos que não são ‘arquitetos’: Quais são os grupos que trabalham na fronteira da arquitetura?" 18 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777377/arquitetos-que-nao-sao-arquitetos-quais-sao-os-escritorios-que-trabalham-na-fronteira-da-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.