Casa da Memória / baukuh

Casa da Memória / baukuh - Imagem 2 de 21Casa da Memória / baukuh - Imagem 3 de 21Casa da Memória / baukuh - Imagem 4 de 21Casa da Memória / baukuh - Imagem 5 de 21Casa da Memória / baukuh - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: baukuh
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Terreal
  • Desenvolvimento: HINES ITALIA SGR SpA
  • Estrutura: Arup Italia srl

  • HVAC: Deerns Italia spa
  • Proteção Incêndio: Gaeengineering srl
  • Supervisão: J&A consultants srl
  • Construção: Edilda Edilizia Lombarda spa
  • Cliente: Prefeitura de Milão
  • Orçamento: 3.600.000 €
  • Cidade: Milano
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
Casa da Memória / baukuh - Imagem 6 de 21
© Stefano Graziani

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa da Memória é um espaço coletivo onde os cidadãos de Milão esperam encontrar proteção para as memórias que querem preservar. Esta não é uma casa habitável, mas sim uma casa internacional compreendida como uma envoltória, um espaço protegido ou um abrigo que cristaliza a memória dentro do fluxo de uma metrópole. A casa se torna então um objeto para ser protegido e exibido, uma relíquia guardada por uma envoltória que defende e expõe seu conteúdo.

Casa da Memória / baukuh - Imagem 14 de 21
© Stefano Graziani

A relação entre memória e a Casa da Memória não é uma tradução direta. A Milão contemporânea não possui uma memória estável  e completamente compartilhada. Ao invés de considerar este projeto uma expressão de memória compartilhada, nós preferimos considerar uma ferramenta para discutir diferentes elementos que coexistem dentro de uma memória coletiva de cidade.

Casa da Memória / baukuh - Imagem 21 de 21
Corte

A Casa da Memória tenta fornecer um abrigo para as diversas memórias que são tecidas não só na sociedade contemporânea, mas também nas mentes de cada indivíduo. Memórias de longo prazo coexistem, assim, dentro de todos nós com as nossas próprias memórias fugazes, delicadas; memórias públicas andam de mãos dadas com as privadas; as memórias explícitas não podem ser separadas das inconscientes. Diferentes estilos de memória coincidem em um objeto que está pronto para estabelecer um diálogo com diferentes públicos, sem renunciar a possibilidade de fornecer uma representação unificada. Assim, um palco permanente aparece ao lado de um cenário em constante mudança, produzindo assim uma máquina de memória que é complexa e unívoca, lenta e em mutação, múltipla e imóvel.

Casa da Memória / baukuh - Imagem 5 de 21
© Stefano Graziani

Os interiores são inteiramente cobertos com grandes imagens que descrevem a história recente de Milão. As paredes do edifício são entendidas como um políptico contemporâneo: esta coleção de imagens tenta sugerir com grande imediatismo tanto a complexidade e a unidade ideal da memória coletiva de Milão. A fachada decorada, mais do que a definição de uma memória compartilhada, expõe a necessidade de tal partilha. Por esta razão, as imagens coletadas na Casa da Memória são ao mesmo tempo explicitamente monumental e deliberadamente frágil. Dada a sua construção, as imagens aparecem de maneira mais clara de longe e, em seguida, eles perdem a definição por que se aproximam: se dissolvem em uma espécie de poeira flutuante, como se fossem inseguras sobre a própria verdade que tão orgulhosamente expondo.

Casa da Memória / baukuh - Imagem 4 de 21
© Giulio Boem

O programa iconográfico, cuidadosamente definido por um Comitê Científico, é composto de dezenove retratos de cidadãos milaneses anônimos, o que sugere a multiplicidade das populações que animaram a cidade no período do pós-guerra, e de oito imagens históricas que registram oito momentos da história recente da cidade, como a deportação para campos de concentração, a libertação do nazi-fascismo, a atentado de 12 de Dezembro de 1969 na Piazza Fontana . Esta decoração externa em alvenaria policromada estabelece uma relação direta com a tradição de edifícios da Lombardia, como o Ospedale Maggiore e Santa Maria delle Grazie.

Casa da Memória / baukuh - Imagem 2 de 21
© Stefano Graziani

As fachadas da Casa da Memória são inteiramente construídas em tijolos e combinam um quadro feito de pilares e vigas mestras com grandes campos de  recesso inteiramente ocupadas por imagens: dezenove quadrados com os retratos (4,6 x 4,6 m) e oito grandes retângulos com as cenas históricas (9.6 m de altura e com largura variável). Os elementos cerâmicos policromados, em um intervalo de seis cores diferentes, foram produzidos especialmente para dimensões específicas (5,5 x 5,5 x 12cm) por SanMarco SRL.

Casa da Memória / baukuh - Imagem 8 de 21
© Stefano Graziani

As imagens exibidas na fachada são o produto de uma série de elaborações baseadas em fotografias de arquivo. O resultado deste processo era uma matriz com números de 1 a 6 (correspondente aos diferentes tamanhos dos elementos cerâmicos). A matriz foi depois impressa e aplicado no local (em escala 1:1) a fim de orientar precisamente a disposição dos tijolos. A Casa da Memória é um edifício bastante simples: é uma caixa com uma base retangular de 20 x 35 m e 17,5 m de altura.

Casa da Memória / baukuh - Imagem 16 de 21
Planta - Térreo

O edifício está dividido em três partes, que estão conectados por uma planta inteiramente aberta. Dois ambientes mais estreitos nas extremidades mais curtas ao longo do edifício abrigam o arquivo (ao sul), os banheiros e as instalações técnicas (ao norte), e a circulação vertical. O espaço aberto no piso térreo está subdividido em três partes, em duas colunas octogonais. Um terço desta área possui pé direito que chega a altura total do edifício e inclui uma escada em espiral. O restante é ocupado por espaços de exposição e escritórios dispostos em três níveis. Esta organização interna - com a enorme escadaria amarela inserida entre os três níveis de escritórios e espaços de exposição e os cinco níveis de arquivo - introduz uma escala maior no edifício. O contraste entre os níveis mais comprimidos do arquivo e a dimensão colossal da escadaria permite que as áreas de escritórios e de exposições adquiram espaço; o visitante percebe uma atmosfera mais vasta e generosa.

Casa da Memória / baukuh - Imagem 3 de 21
© Stefano Graziani

A escadaria amarela não é apenas principal elemento distributivo do edifício, mas também é o dispositivo que estabelece uma relação entre os visitantes e a coleção. Dado que a preciosidade do arquivo não permite que os visitantes acedam diretamente os documentos, a relação entre os cidadãos e a coleção é estabelecida através do movimento rotativo criado pela escada. O visitante vem para mais perto e depois se afasta da coleção repetidamente, enfrentando, assim, uma complexa sequência de pontos de vista dos documentos e, atrás deles as vistas do parque ao longe.

Casa da Memória / baukuh - Imagem 20 de 21
Corte

A Casa da Memória é um edifício extremamente compacto. Esta forma envolve uma redução significativa dos custos de construção e de manutenção, limitando a quantidade de superfícies externas com respeito ao volume total do edifício. A compacidade e a simplicidade extrema das soluções construtivas escolhidas em todo o edifício (pilares de concreto bruto, instalações aparentes) permitiu a manutenção de custos extremamente baixos de construção (cerca de 1400 € / m²).

Casa da Memória / baukuh - Imagem 12 de 21
© Stefano Graziani

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Via Federico Confalonieri, 14, 20124 Milano, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa da Memória / baukuh" [House of Memory / baukuh] 13 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777032/casa-da-memoria-baukuh> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.