Casa Box / Arqbox

Casa Box / Arqbox - Imagem 2 de 24Casa Box / Arqbox - Imagem 3 de 24Casa Box / Arqbox - Imagem 4 de 24Casa Box / Arqbox - Imagem 5 de 24Casa Box / Arqbox - Mais Imagens+ 19

Curitiba, Brasil
  • Arquitetos: Arqbox
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  280
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nenad Radovanovic
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aquamec, Artesanal Mais, Bunese, Marmoraria Central, Nakid, Pedra cor, Piotto, Quac, Scrock, Smart Home, Tech Hous, Tecverd, Triangulo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Residência implantada em lote de 319 m² em um condomínio fechado na cidade de Curitiba. A demanda do cliente era construir uma residência ampla e integrada, com os ambientes de serviço e social no pavimento térreo e a área íntima, no pavimento superior. No mínimo três suítes, sala íntima e escritório, cozinha, sala de estar/jantar, área de serviço e garagem para dois veículos. Além disso, um lavabo adjacente ao acesso principal, uma despensa, ligada à cozinha, e um depósito na garagem foram incluídos no programa. A área total é de 280,30 m², sendo 154,70 m² no térreo e 125,60 m² no pavimento superior. O principal desafio foi implantar a casa em patamares para vencer o aclive de seis metros existente. A garagem foi definida primeiro - no nível mais baixo para evitar uma rampa de acesso muito inclinada; logo foram sendo definidos os acessos e o pavimento térreo ficou com dois níveis. Mesmo com uma limitação de área do lote, foi possível a criação de um espaço externo com jardim, ligado às salas e aos ambientes de serviço.

Casa Box / Arqbox - Imagem 7 de 24
© Nenad Radovanovic

O acesso da garagem à cozinha é feito por uma escada que permanece escondida por uma porta do armário da cozinha. Isso permitiu que fosse criado um painel alinhado como plano de fundo da cozinha, já que ela é completamente integrada à sala de estar e jantar. Amplitude e integração eram demandas do cliente, e o pavimento térreo traduz esse desejo da melhor maneira possível. Uma bancada em dois níveis divide espacialmente o ambiente das salas e da cozinha, que é complementada por uma churrasqueira. A disposição do mobiliário facilita a circulação e o uso, promovendo uma permeabilidade visual em praticamente todos os pontos destes ambientes. Grandes planos de vidro dividem o interior e exterior, permitindo também uma integração visual entre ambos os espaços. No pavimento superior procurou-se evitar corredores, espaços considerados como perdidos. Portanto, a sala íntima funciona como um centro integrador entre os dormitórios e um pequeno escritório, que pode ser oculto por um painel móvel.

Casa Box / Arqbox - Imagem 12 de 24
Plantas

O sistema construtivo é misto: no nível da garagem e térreo foi usado sistema convencional de concreto e alvenaria, já no superior foi usado sistema steelframe – que é um sistema estrutural com perfis metálicos revestidos com OSB no exterior e gesso acartonado no interior. A escada de acesso ao segundo pavimento é de concreto armado. Os degraus são engastados na parede adjacente, que também é estrutural de concreto armado. A escada foi mantida com o concreto aparente, assim como a parede que segue do hall de entrada até a lareira. A essência dos materiais é quase sempre evidente nessa casa, opção do partido arquitetônico.

Casa Box / Arqbox - Imagem 8 de 24
© Nenad Radovanovic

A inspiração na arquitetura moderna foi essencial, embora com apropriações do momento em que vivemos e da tecnologia disponível atualmente. Na Casa Box, buscou-se evidenciar aspectos como amplitude, claridade, integração e solidez. O formato da casa acabou sendo resultado da planta retangular do pavimento superior; um prisma que descansa sobre os pontos de apoio. O destaque da “caixa” superior das paredes do pavimento inferior, com fechamento de vidro, confere uma leveza ao conjunto, mas também tem objetivo funcional, que é o de iluminar o ambiente interior – por exemplo, a escada de acesso à garagem. Para evidenciar ainda mais o destaque entre volumes, optou-se por utilizar materiais de revestimento diferenciados: na fachada frontal do térreo foi criado um painel de bambu que unifica o plano, desde o portão da garagem até a porta de acesso social; no superior, a fachada é apenas revestida com pintura projetada na cor cinza claro. Nas laterais, no pavimento superior, também foram utilizados painéis móveis de bambu, que fecham as aberturas dos dormitórios e da sala íntima.

Casa Box / Arqbox - Imagem 21 de 24
Isométrica

Os painéis externos têm estrutura de alumínio e revestimento de ripas de bambu resinado. São grandes painéis móveis que integram as aberturas dos ambientes da sala íntima e dormitórios. A proposta buscou evitar aberturas (janelas) tradicionais e com as portas-janelas em fita nas laterais do pavimento superior foi possível iluminar os ambientes internos de maneira adequada e diferenciada. Como a orientação dessas aberturas é Leste-Oeste, se fez necessário o uso de recurso de proteção solar; por isso utilizou-se o painel de bambu sobre as esquadrias. Para evitar a empena cega na fachada frontal superior, pedido do cliente, foi inserida uma janela alta em fita que se encontra levemente deslocada e recuada do plano desta fachada.

Casa Box / Arqbox - Imagem 4 de 24
© Nenad Radovanovic

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Box / Arqbox" [Box House / Arqbox] 12 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776952/casa-box-arqbox> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.