Casa Vila Matilde / Terra e Tuma Arquitetos Associados

Casa Vila Matilde / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Imagem 2 de 58Casa Vila Matilde / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Imagem 3 de 58Casa Vila Matilde / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Imagem 4 de 58Casa Vila Matilde / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Imagem 5 de 58Casa Vila Matilde / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 53

São Paulo, Brasil
  • Autores: Danilo Terra, Pedro Tuma, Fernanda Sakano
  • Equipe De Projeto: Bruna Hashimoto, Giulia Sofia Galante, Jéssica Zanini, Lucas Miilher, Zeno Muica
  • Paisagismo: Gabriella Ornaghi Arquitetura da Paisagem
  • Estrutura: Megalos Engenharia
  • Construção: Valdionor Andrade de Carvalho e equipe
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Vila Matilde / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Imagem 43 de 58
© Pedro Kok

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2011, um rapaz nos sondou sobre a possibilidade de projetar uma casa para sua mãe, pessoa de poucas posses, que morava em uma casa com sérios problemas de estrutura e salubridade.

Dona Dalva há décadas mora na Vila Matilde. Próximos vivem primos, tios, irmãos e amigos. A primeira opção era vender a casa, valor que somado a uma vida de economias daria para comprar um pequeno apartamento, mais afastado e, provavelmente, sem elevador, situação complicada para seus setenta e poucos anos.

Casa Vila Matilde / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Imagem 52 de 58
Planta Térreo

Em pouco tempo aclarou-se o óbvio, resistir ao deslocamento, ao isolamento. Não mudar. Levantada a bandeira, cabia a nós e a uma rede de colaboradores mantê-la de pé. Sabíamos que uma vez iniciado o movimento, não haveria volta, tinha que dar certo até o fim.

Tanto os projetos quanto a obra deveriam se adequar aos restritos recursos financeiros da família.

Casa Vila Matilde / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Imagem 38 de 58
© Pedro Kok

No início de 2014 a casa dava nítidos sinais de afecção e começou a ruir. Dona Dalva foi morar de aluguel na casa de um parente próximo. A casa nova precisava ser construída o mais rápido possível, caso contrário o aluguel consumiria os seus recursos por completo.

Utilizamos nossas recentes experiências com estrutura e blocos aparentes, para viabilizar uma obra de baixo custo, com maior controle e agilidade.

Casa Vila Matilde / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Imagem 25 de 58
© Pedro Kok
Casa Vila Matilde / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Imagem 39 de 58
© Pedro Kok

O maior desafio foi a fase inicial da obra. Foram quatro meses demolindo cuidadosamente a casa antiga, ao mesmo tempo em que se executavam as fundações e arrimos que escoravam as casas vizinhas, apoiadas em seus muros de divisa. Seis meses depois de se iniciar a execução das alvenarias a casa pôde ser concluída.

Casa Vila Matilde / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Imagem 44 de 58
© Pedro Kok

A casa está implantada em um lote com 4,8 metros de largura por 25m de profundidade. O programa dispõe uma casa térrea, com sala, lavabo, cozinha, área de serviço e suíte no térreo a fim de atender a demanda da moradora.

Uma articulação entre lavabo, cozinha, área de serviço e um jardim interno conectam a sala, localizada na parte frontal, e os quartos localizados na parte posterior.

Na área central da casa, o pátio cumpre a função essencial de iluminar e a ventilar. Esta área, serve também como extensões da cozinha e da área de serviço.

No pavimento superior uma suíte foi projetada para receber visitas, totalizando uma área de 95m². A área sobre a laje da sala foi apropriada como horta, e poderá ser coberta, ampliando o programa da casa a fim de atender a futuras demandas.

Uma solução simples, resultado de um processo longo, complexo e gratificante.

Casa Vila Matilde / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Imagem 45 de 58
© Pedro Kok

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Vila Matilde / Terra e Tuma Arquitetos Associados" [Vila Matilde House / Terra e Tuma Arquitetos Associados] 11 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776950/casa-vila-matilde-terra-e-tuma-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.