Casa RR / Delfino Lozano

Casa RR / Delfino Lozano - Mais Imagens+ 24

Zapopan, México
  • Arquitetos: Delfino Lozano; Delfino Lozano
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  240
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:César Béjar
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aceros Ocotlan, Cementos Tolteca, El Fluxometro, Grupo Napresa
  • Colaborador: Juan Antonio Ángel
  • Cálculo E Estrutura: Delfino Lozano Armenta
  • Marcenaria: Mauricio Villalbazo
  • Superficie Terreno: 174.00m2
  • Cidade: Zapopan
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© César Béjar

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa RR é uma residência unifamiliar de dois níveis localizada ao leste da cidade de Zapopan, implantada num terreno com orientação norte-sul, onde originalmente existia uma casa sem qualquer valor arquitetônico, que foi demolida e apenas seus muros laterais foram conservados.

Plantas

Casa RR / Delfino Lozano - Mais Imagens+ 24

O projeto possui os seguintes objetivos: econômicos, simplicidade, privacidade, amplitude, iluminação e ventilação natural, clima, área de convivência, utilização de espaços ao máximo (funcionalidade), elementos naturais, estética, uso dos materiais e mão de obra regional.

© César Béjar

Casa RR / Delfino Lozano - Mais Imagens+ 24

Tendo isto como referência, é proposta uma estrutura simples e limpa cobrindo de lado a lado sobre os muros existentes (planta livre), modulando a casa a 1.00m, tendo como base as vigas de aço e a laje de jalcreto (sistema construtivo muito comum em Jalisco), paredes divisórias de madeira com isolante térmico e acústico, e pisos de madeira de pinus, caixilhos de ferro, acabamentos em cimento polido e paredes brancas, cria-se uma gama de tons com acabamento final aparente (honestidade dos materiais).

Corte

A ideia: buscou-se viver a casa a partir de seu interior, com uma circulação simples de altura dupla na sala, como o núcleo da casa (com ventilação zenital para o escape do ar quente), criando a interação entre todos os espaços, com ventilação cruzada e alturas consideráveis, iluminação indireta de baixo consumo e as diferentes texturas que os materiais aparentes brindam.

© César Béjar
Diagrama

O programa considerou no térreo a área social, garagem, lavanderia, pátio de serviço, sala de jantar e cozinha, banheiro, um terraço coberto e jardim aproveitando o desnível existente no terreno. No pavimento superior ou área privada, uma ponte/distribuidora, suíte principal, um estar noturno, dois dormitórios e um banheiro.

© César Béjar

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa RR / Delfino Lozano" [Casa RR / Delfino Lozano] 11 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776937/casa-rr-delfino-lozano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.