MAD transforma casa japonesa em jardim de infância e residência de professores

O escritório MAD Architects deu início a seu primeiro projeto no Japão, o jardim de infância “Clover House”. "Um jardim de infância que passa a sensação de uma casa”, como descreve o escritório, o projeto de renovação transforma uma residência existente de 105 metros quadrados em Okazaki, Aichi, em uma instituição educacional que recebe os alunos durante o dia e proporciona um lar aos professores à noite.

Parte da estrutura de madeira da casa original será reutilizada e incorporada no projeto do novo edifício. Seu telhado inclinado criará um “espaço interno dinâmico” ao passo que preservará algumas das memórias dos proprietários.

© MAD
© MAD

“A nova pele e estrutura da casa envolve a antiga estrutura de madeira como uma peça de vestuário cobrindo o esqueleto do edifício e criando um espaço transitório entre o novo e o antigo”, comentou MAD em um comunicado de imprensa. A estrutura original de madeira está presente por toda a área de ensino, integrando a história do edifício com o processo de aprendizado e mostrando aos alunos a tradição e estórias da Clover House.

Planta do primeiro pavimento. Imagem © MAD

“Localizada próxima a um arrozal, a forma da Clover House remete a uma caverna mística ou a uma fortificação. Comparada à residência original, a nova estrutura de madeira apresenta uma geometria muito mais orgânica e dinâmica para abrigar o jardim de infância.”

Diagrama interno. Imagem © MAD
© MAD

A Clover House tem conclusão prevista para dezembro deste ano.

  • Arquitetos

  • Localização

    Okazaki, Aichi Prefecture, Japão
  • Diretores

    Ma Yansong, Yosuke Hayano, Dang Qun
  • Equipe de projeto

    Takahiro Yonezu, Yukan Yanagawa, Hiroki Fujino, Julian Sattler, Davide Signorato
  • Cliente

    Kentaro Nara / Tamaki Nara
  • Construtora

    Kira Construction INC
  • Engenharia estrutural

    Takuo Nagai
  • Área

    300m²
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

    MAD

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Okazaki, Aichi , Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Rosenfield, Karissa. "MAD transforma casa japonesa em jardim de infância e residência de professores" [MAD Transforms Japanese Home into Unconventional Kindergarten and Residence] 14 Nov 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776881/mad-transforma-casa-japonesa-em-jardim-de-infancia-e-residencia-de-professores> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.