Canal Brasil exibe cinco documentários sobre grandes arquitetos brasileiros

O Canal Brasil reúne, em novembro, cinco nomes fundamentais da nossa arquitetura, em documentários de distintos cineastas, que remontam as trajetórias de vida e trabalho de Oscar Niemeyer, Lucio Costa, Affonso Eduardo Reidy, irmãos Roberto – Marcelo, Milton e Maurício – e, em destaque, o a película inédita sobre a obra de Vilanova Artigas.

A série teve início no último dia 4 de novembro com a transmissão do documentário Vilanova Artigas: o arquiteto e a luz e todas as quartas-feiras deste mês, exibirá um filme sobre outro destes grandes nomes da arquitetura brasileira. Veja, a seguir, os documentários que serão apresentados na mostra 5X Arquitetura.

Oscar Niemeyer – A Vida É um Sopro (2007) (90’) Direção: Fabiano Maciel – Primeiro longa do diretor Fabiano Maciel, o documentário relata a trajetória de vida e as opiniões do maior arquiteto brasileiro, que projetou algumas das principais construções de Brasília. Lançada no ano do centenário de Niemeyer, a produção colhe depoimentos de grandes nomes do país e do exterior. Dentre eles, o escritor português José Saramago, o historiador britânico Eric Hobsbawn, o escritor uruguaio Eduardo Galeano, o cineasta Nelson Pereira dos Santos, o poeta Ferreira Gullar, o ex-presidente português Mario Soares, o escritor Carlos Heitor Cony e o músico e compositor Chico Buarque, além do próprio Niemeyer.
Quarta, dia 11/11, às 19h15 e segunda, dia 16/11, às 13h30.

O Risco – Lucio Costa e a Utopia Moderna (2007) (77’) Direção: Geraldo Motta Filho – As palavras de familiares e colegas de profissão, com destaque para a interação do urbanista com Oscar Niemeyer e Le Corbusier, traçam o perfil de Lucio Costa, homem fundamental no processo de formação da arquitetura moderna brasileira e autor do plano-piloto do Distrito Federal. Dirigido por Geraldo Motta Filho, o documentário fotografado por Mário Carneiro e Pedro Ionescu recebeu, dentre outros troféus, o Prêmio Especial do Júri no Festival de Gramado, em 2003, e no Cine Ceará, no ano seguinte.
Quarta, dia 18/11, às 19h15 e segunda, dia 23/11, às 13h30.

Reidy: A Construção da Utopia (2009) (78’) Direção: Ana Maria Magalhães – Ana Maria Magalhães assina seu primeiro documentário em longa-metragem e mergulha fundo nos textos e pensamentos de Affonso Eduardo Reidy, nascido na França e radicado no Brasil. A cineasta mostra como o ex-diretor do Departamento de Urbanismo do Rio de Janeiro valorizava a simplicidade e a “sinceridade” das formas, sem enfeites ou ostentações. São seus os projetos do Pedregulho, em Benfica, e do Conjunto Marquês de São Vicente, mais conhecido como Minhocão da Gávea, ambos no Rio de Janeiro. Fora esses, o urbanista também idealizou alguns dos principais marcos da cidade, dentre eles o Museu de Arte Moderna (MAM/RJ), primeira construção em concreto aparente do país, e o Aterro e Parque do Flamengo, para o qual convocou o paisagismo de Roberto Burle Marx.
Quarta, dia 25/11, às 19h15 e segunda, dia 30/11, às 13h30.

Os Irmãos Roberto (2012) (74’) Direção: Ivana Mendes – Ícones do movimento modernista brasileiro na arquitetura, os Irmãos Roberto recebem nesta obra sua merecida retrospectiva. O nome assumido pelo trio carioca, formado por Marcelo (1908-1964), Milton (1914-1953) e Maurício (1921-1996), foi uma homenagem ao pai, Roberto Otto Baptista, a quem eram muito ligados. O documentário baseia-se em depoimentos de diversos contemporâneos a eles, bem como em uma cuidadosa investigação iconográfica. Os Irmãos Roberto sempre tiveram preocupação com a ventilação, o controle da luz do sol e a vista das unidades desenhadas. Sua contribuição foi também significativa na formulação de projetos de moradia da classe média que, embora voltados para o mercado, nunca perderam de vista a beleza estética e o bem-estar dos ocupantes.
Quarta, dia 02/12, às 19h15 e segunda, dia 07/12, às 13h30.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Canal Brasil exibe cinco documentários sobre grandes arquitetos brasileiros " 09 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776692/canal-brasil-exibe-cinco-documentarios-sobre-grandes-arquitetos-brasileiros> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.