Concurso de ideias + crowdfunding "UAI LINE" busca ideias para transformar uma cobertura no centro de Belo Horizonte

O Instituto Metodista Izabela Hendrix oferece aos belo-horizontinos a fantástica cobertura de um dos seus prédios no Campus da Praça da Liberdade para uso público e coletivo. Para tal, lança um "crowdfunding" de ideias aberto a todos os interessados em contribuir com propostas para a inserção de usos coletivos no espaço, considerando ainda um acesso independente, a partir da rua. A escolha de funções e espaços propostos é totalmente livre, desde que respeitada a vocação coletiva.

PREMIAÇÃO

A proposta eleita pelo Júri será candidatada pelo Instituto Metodista Izabela Hendrix a um crowdfunding destinado a pagar honorários no valor de 20 mil reais ao(s) seu(s) autor(es) para desenvolvimento e orçamento do projeto. O projeto desenvolvido permitirá depois que sejam angariados patrocinadores para a sua viabilização.
Serão também nomeadas ainda cinco menções honrosas e todas as propostas recebidas integrarão exposição e publicação futura, dirigidas para alargar o debate sobre a importância de conquistar espaços desaproveitados para a cidade. O grande premiado por esta iniciativa será a cidade e os seus cidadãos, que ganharão um espaço público a 12 metros do chão e a 50 metros da Praça da Liberdade.

ENTREGA DAS PROPOSTAS

A entrega das propostas será o mais simples possivel: um arquivo powerpoint com 3 pranchas a enviar para uailinebh@gmail.com com o assunto “entrega UAI LINE”. A primeira prancha deverá ter o nome do(s) autore(s) da proposta. A primeira prancha deverá ter o título escolhido para a proposta e um texto explicativo e justificativo. A primeira prancha deverá ter uma fotomontagem da proposta sobre uma das fotografias aqui disponibilizadas.

CRONOGRAMA

  • Entrega dos trabalhos: até 29 de janeiro de 2016
  • Dúvidas (a enviar para uailinebh@gmail.com com o assunto “dúvida UAI LINE”): até 30 de novembro de 2015
  • Dúvidas esclarecidas (a publicar aqui): até 7 de dezembro de 2015
  • Resultados anunciados: a 24 de fevereiro de 2016

O LOCAL DE INTERVENÇÃO: A COBERTURA

O local de intervenção é a cobertura do edifício conhecido como ¨Prédio 2¨ do Instituto Metodista de Ensino Izabela Hendrix, que se localiza na Rua da Bahia, 2020, em Belo Horizonte. O Prédio 2 tem três pavimentos e foi inaugurado em cinco de outubro de 2007.
Atualmente, o único acesso para a sua cobertura é através das escadas internas do prédio. Não há acesso direto da rua à  cobertura, sendo necessário circular por dentro de outros prédios do Instituto.

A cobertura não teve nem tem qualquer uso atualmente. O prédio 2 foi construído em estrutura metálica de aço com lajes steel deck e é passível de reforço estrutural para abrigar o eventual uso proposto no concurso. Com formato retangular, a cobertura possui as dimensões 45x26m, e tem uma platibanda com aproximadamente 1,40m de altura em todo seu perímetro.

JÚRI

  • Márcia Amorim, Reitora do Centro Universitário Izabela Hendrix
  • Josana Matedi, Coordenadora dos Cursos de Arquitetura e Design do Centro Universitário Izabela Hendrix
  • Eduardo Castanheira, Professor do Curso de Arquitetura e Design do Centro Universitário Izabela Hendrix e membro do Coletivo Descobrindo a Cobertura 
  • Pedro Barata, Professor do Curso de Arquitetura e Design do Centro Universitário Izabela Hendrix e membro do Coletivo Descobrindo a Cobertura 
  • Léo Maciel, Designer, Coletivo Descobrinfo a Cobertura
  • Fábio Cansado, Fotógrafo, Coletivo Descobrindo a Cobertura
  • Jeferson Rios Domingues, Presidente da Amalou - Associação de Moradores do Bairro de Lourdes

Para mais informações, acesse a página do concurso no Facebook.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Concurso de ideias + crowdfunding "UAI LINE" busca ideias para transformar uma cobertura no centro de Belo Horizonte" 08 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776631/concurso-de-ideias-plus-crowdfunding-uai-line> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.