Casas CS / P+0 Arquitectura

Casas CS / P+0 Arquitectura - Mais Imagens+ 23

Monterrey, México
  • Colaboradores: Adriana Martinez, Adriana Guisa, Alberto Corpus
  • Engenharia Estrutural: Emilio Gonzalez
  • Arquiteto: David Pedroza Castañeda
  • Cidade: Monterrey
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© FCH Fotografía

Descrição enviada pela equipe de projeto. CS é a abreviação de Colinas del Sol, a rua onde um número de casas com fachadas e dimensões semelhantes, com quintais como fonte de luz e ventilação, foram construídas. A nossa intervenção ocorreu em duas casas destinadas à venda, projetadas em um terreno com com 22 metros de comprimento de profundidade e 9 metros de frente.

Planta Superior

As dimensões do terreno nos levou a fugir da tipologia de pátio na parte traseira, com espaços centrais sem ventilação e iluminação adequada. Criamos um jardim no centro, que funciona como pátio central e se estende para as áreas sociais e privadas. O terreno também possui uma inclinação acentuada em relação à rua. Para evitar grandes preenchimentos de terra, decidimos colocar a entrada principal em meia altura, descendo para as áreas sociais e subindo para as áreas privadas.

© FCH Fotografía

Embora as duas casas tenham partido de um mesmo esboço inicial, cada uma é diferente, principalmente pelas particularidades de seus terrenos.

© FCH Fotografía

A casa "A", com um terreno de 205 metros quadrados é menor e tem apenas dois pavimentos. A tipologia da casa tradicional mexicana nos dá a impressão que suas dimensões são maiores. A altura tripla do pátio permite facilmente construir uma escada adicional.

Corte

As dimensões menores do pátio da casa criam uma atmosfera mais íntima e também protege o jardim da luz solar direta, sem perder a ventilação e a iluminação natural. A casa "B", com um terreno de 257 metros quadrados é maior e e possui três pavimentos e um terraço. A diferença nos níveis entre as plantas gera uma ruptura tripla na sala, onde uma escada de concreto leva para o terraço do último pavimento, onde é possível admirar as vistas da Sierra Madre.

© FCH Fotografía

As dimensões maiores do pátio da casa "B" expõe a casa à mais incidência do sol, uma situação que é controlada com a ajuda de uma saliência que forma um terraço de altura dupla.

© FCH Fotografía

As vistas para o jardim e ventilação permitem que as fachadas sejam fechadas para a rua, causando uma imagem externa de uma série de escavações em um volume fechado, levando para as entradas e para a garagem. As subtrações são enfatizadas com molduras coloridas feitas com um cimento polido e oxidado. A cor avermelhada se estende à área íntima da casa e contrasta com as paredes de gesso sóbrias. As superfícies brancas e lisas de ambas as casas servem como pano de fundo para as clarabóias que decoram as diferentes áreas de circulação.

© FCH Fotografía

As claraboias modificaram o sistema de vigas e da abóbada estrutural. Na casa, o último pedaço de laje é omitido por uma linha no perímetro da abertura de luz, enquanto as vigas da casa "B" geram uma pérgola coberta com vidro.

Corte

No jardim, as diferentes alturas e a grande utilização de luz compensam a sobriedade e simplicidade dos materiais.

© FCH Fotografía

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casas CS / P+0 Arquitectura" [Casas CS / P+0 Arquitectura] 02 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776351/casas-cs-p-plus-0-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.